Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sudão ameaça suspender diálogo com Etiópia sobre barragem do Nilo Azul

O Sudão ameaça suspender conversações com a Etiópia sobre enchimento de barragem depois de esta ter proposto transformar o acordo numa negociação mais ampla sobre a gestão das águas do Nilo Azul.

Sudão ameaça suspender diálogo com Etiópia sobre barragem do Nilo Azul
Notícias ao Minuto

13:30 - 05/08/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

As conversações para resolver a disputa entre os três países - Sudão, Egito e Etiópia - sobre a construção e o enchimento da Grande Barragem do Renascimento, no Nilo Azul, na Etiópia, que dura há anos, estão a ser lideradas pela União Africana e foram retomadas na segunda-feira por videoconferência.

O Ministro da Irrigação sudanês, Yasir Abbas, disse que a proposta apresentada pela Etiópia, na terça-feira, ameaça todas as negociações.

O Sudão e o Egito opõem-se ao enchimento do reservatório da barragem pela Etiópia, sem um acordo entre as três nações e, na segunda-feira, os três países concordaram que as equipas técnicas e jurídicas continuariam as conversações sobre pontos controversos, incluindo a quantidade de água que a Etiópia libertaria a jusante no caso de uma grande seca.

Na terça-feira, a Etiópia apresentou uma proposta que ligaria enchimento da barragem a um acordo abrangente sobre o Nilo Azul, que substituiria o tratado existente e que data da era colonial, de acordo com o ministro sudanês.

A Etiópia diz que a barragem é essencial para fornecer eletricidade aos seus quase 110 milhões de cidadãos, enquanto o Egito vê o projeto como uma ameaça existencial que poderia privar o país da sua quota-parte das águas do Nilo.

A confluência dos rios Nilo Branco e Nilo Azul, perto da capital sudanesa de Cartum, formam o rio Nilo que corre ao longo do Egito.

Um acordo da era colonial entre a Etiópia e a Grã-Bretanha impede os países a montante - Etiópia - de tomarem qualquer ação - como a construção de barragens e o enchimento de reservatórios - que reduza a quota de água do Nilo atribuída aos países a jusante, Egito e Sudão.

O Nilo Azul é a fonte de até 85% da água do rio Nilo.

"O Sudão não aceitará que as vidas de 20 milhões de pessoas que vivem nas margens do Nilo Azul dependam de um tratado", reforçou Yasir Abbas, adiantando que o Sudão não participará em conversações que liguem um acordo sobre a barragem a um acordo global sobre o Nilo Azul.

Com a estação das chuvas, que começou no mês passado, a trazer mais água para o Nilo Azul, a Etiópia quer encher a barragem o mais depressa possível.

O Ministério da Irrigação da Etiópia disse hoje que a proposta apresentada está "em linha" com os resultados de uma cimeira da União Africana em julho e da reunião de segunda-feira dos ministros da Irrigação.

Adiantou ainda que as conversações deverão ser retomadas a 10 de agosto, tal como proposto pelo Egito.

O Ministro da Irrigação etíope, Seleshi Bekele, adiantou, na terça-feira, através de uma publicação na sua conta na rede social Twitter que o seu país gostaria de assinar o primeiro acordo de enchimento da barragem o mais cedo possível e "continuar as negociações para finalizar um acordo abrangente nos períodos subsequentes".

A questão da barragem da Etiópia ameaça escalar para conflito regional, uma vez que anos de conversações com uma variedade de mediadores, incluindo os Estados Unidos, não conseguiram alcançar qualquer acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório