Dos quase dois mil espanhóis questionados no âmbito de um estudo levado a cabo pelo Cambridge University Press, 38% asseguraram que renunciavam ao sexo durante um ano se isso os ajudasse a falar inglês corretamente. O desejo de falar inglês levou os pesquisadores a concluir que se fosse criada uma pílula milagrosa, que conferisse a quem a tomasse o poder de falar inglês na perfeição, o comprimido seria um êxito e poderia alcançar o preço de 10 mil euros.
O mesmo estudo, citado pelo El País, referiu ainda que 64% dos espanhóis questionados confessaram que o seu método de estudo da língua inglesa passa por ouvir músicas. Ainda neste âmbito, 50% dos inquiridos admitiram que já fingiram saber as letras das músicas num concerto, enquanto 59% cantam em inglês sem saber o significado do que está a dizer.
O inquérito revelou ainda o lado crítico dos espanhóis já que 8 em cada 10 asseguram que se os filmes não fossem dobrados para espanhol, o seu nível da língua inglesa estaria muito melhor.
Para combater esta lacuna, uma fatia de 20% respondeu que está a tirar um curso de inglês, outra de 9% que realiza intercâmbios, outros 7% indicaram que passam temporadas no estrangeiro e 24% que têm amigos ingleses com quem treinar a língua.
Ler livros e jornais em inglês e utilizar softwares e aplicações nos smartphones em inglês são também algumas das soluções encontradas pelos espanhóis para melhorar o seu nível da língua inglesa.