Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais três mortes em Portugal. Milhões de empregos em risco

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Mais três mortes em Portugal. Milhões de empregos em risco
Notícias ao Minuto

07:59 - 28/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

As 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) - até agora em Estado de Calamidade - vão passar, ainda esta semana, para o Estado de Contingência, anunciou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no final de nova reunião com os autarcas. Desta forma, o país passará a 'andar' a duas velocidades, predominando o Estado de Alerta em todo o território nacional, à exceção da AML.

Desde que chegou a Portugal, o novo coronavírus fez 50.410 infetados e 1.722 vítimas mortais. O número de recuperados situa-se agora em 35.375.

De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, é no Alentejo que se regista o RT (valor médio do risco de transmissão) mais elevado, situando-se nos 1,09 neste momento. A média nacional foi 0,94 entre os dias 19 e 23 de julho.

A nível mundial, os Estados Unidos são o país mais afetado pelo SARS-CoV-2, seguindo-se o Brasil, a Índia e a Rússia. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo:

14h56 - Atualização nos Açores. A região autónoma registou nas últimas 24 horas seis novos casos positivos de infeção por Covid-19, todos na ilha de São Miguel, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h52 - Uma tecnologia pioneira, que consegue inativar, num minuto, 99,97% das partículas de vírus SARS-CoV-2 no ar - e que chega aos 100% no espaço de cinco minutos -, acaba de ser desenvolvida em Portugal, foi hoje anunciado.

14h48 - Após o anúncio de que a vacina desenvolvida pela empresa norte-americana de biotecnologia Moderna entrou na última fase do ensaio clínico, o líder da equipa de combate à pandemia nos Estados Unidos, Anthony Fauci, admitiu estar "cautelosamente optimista" quanto a uma resposta sobre a eficácia da mesma até ao final do outono ou início do inverno.

14h42 - Seis pessoas estão infetadas com Covid-19 em Armação de Pêra, no Algarve. O foco teve origem numa adolescente, contou ao Notícias ao Minuto Ricardo Pinto, presidente da junta de freguesia.

14h40 - Covid-19 no desporto. Mariano Díaz, jogador do Real Madrid, testou postivo à Covid-19 e já se encontra isolado, avança o diário AS.

14h35 - Milhões de empregos em risco. A imposição de quarentenas entre países europeus pela Covid-19, como as do Reino Unido ou da Noruega a viajantes provenientes de Espanha, coloca em risco até 197,5 milhões de empregos este ano a nível global, foi hoje anunciado.

14h30 - A Universidade de Évora (UÉ) está a realizar, esta semana, testes serológicos à Covid-19 aos trabalhadores docentes, não docentes e investigadores, segundo uma informação divulgada hoje na página oficial da academia na internet.

14h00 - Atualização. A Catalunha reportou esta terça-feira mais 1.055 casos e 22 mortes, reporta o El País.

13h54 - Atualização Mundial. A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus já provocou a morte de pelo menos 654.477 pessoas e infetou 16.514.500 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP).

13h44 - A diretora do Programa Nacional para as Hepatites Virais afirmou hoje que houve "um claro impacto" da pandemia de Covid-19 no diagnóstico destas doenças que é preciso recuperar, fazendo mais rastreios e iniciar os tratamentos que tinham ficado pendentes.

13h40 - Turistas britânicos que visitam Portugal fora da época alta do verão mantêm as reservas para este ano, mas existe preocupação com as restrições de viagem relacionadas com a pandemia Covid-19, adiantaram à Lusa operadores turísticos. 

13h23 - Atualização em Portugal. O país registou três mortes e 111 novos casos nas últimas 24 horas, divulgou a Direção-Geral da Saúde (DGS), esta terça-feira. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já fez 50.410 infetados e 1.722 vítimas mortais cá. O número de casos reportado hoje é o mais baixo desde o dia 11 de maio.

12h29 - Atualização no Irão. As autoridades de saúde do Irão anunciaram hoje terem registado 235 mortes causadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde no país do Médio Oriente mais afetado pela pandemia, onde as infeções têm aumentado no último mês.

12h23 - Open de Osaka cancelado. O cancelamento do torneio, que no ano passado foi ganho pela nipónica Naomi Osaca, acontece poucos dias depois de terem sido canceladas todas as competições dos circuitos de ténis masculino e feminino na China.

12h10 - O primeiro-ministro timorense pediu hoje "ajuda" ao Parlamento Nacional para que aprove alterações à lei de imigração e asilo e à lei do sistema de saúde, para poder continuar a aplicar medidas de controlo e prevenção da Covid-19.

11h50 - Madrid decreta uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos. A região espanhola junta-se assim às restantes comunidades autónomas do país.

Acompanhe em direto a conferência de imprensa.

11h34 - "Aumento significativo". Entre os dias 18 de março e 18 de julho, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deteve 947 cidadãos por serem suspeitos da prática do crime de condução sem habilitação legal. Se se compararem as detenções de 2020 e as do período homólogo, verifica-se que este ano houve quase o dobro.

11h20 - Os viajantes provenientes de Portugal e de cinco comunidades do norte de Espanha que visitem a Galiza a partir de quarta-feira, terão de fazer um registo em que fornecem os contactos, foi hoje publicado no Diário Oficial da Galiza.

11h12 - Conselho DGS. A Direção-Geral da Saúde juntou-se à fadista Ana Moura para deixar um conselho à população. "Hoje ainda não é dia de festa. Não combines festas ou encontros com os teus amigos. O vírus continua a circular. Mantém-te distante, mas apenas fisicamente. O contacto social continua ON. Protege-te e aos teus amigos. Protege todos os que convivem contigo. Tu és um agente de saúde pública", pode ler-se numa publicação na página de Facebook da DGS.

11h07 - Atualização em África. O número de mortos em África devido ao novo coronavírus ultrapassou a barreira dos 18 mil mortos, contabilizando agora 859.237 infetados, dos quais 506.534 recuperados, segundo dados oficiais.

11h06 - Atualização em Israel. O Ministério da Saúde do país informou hoje que se registaram 2.001 novos casos de infeção do novo coronavírus em 24 horas, um valor que as autoridades consideram como limite para voltar a decretar novas medidas.

10h56 - O governo britânico está a considerar reduzir a quarentena imposta aos cidadãos que chegam de Espanha e de outros países considerados de "alto risco" de 14 para 10 dias, reporta o The Telegraph. De acordo com a publicação britânica, ainda esta semana será anunciada uma nova política de testes. 

10h49 - Escola digital. Portugal "irá adquirir computadores, conectividade e licenças de software para as escolas públicas, disponibilizando estes recursos didáticos aos alunos e docentes", pode ler-se numa publicação da página oficial do Twitter da República Portuguesa.

10h40 - A banca europeia mostrou-se "resiliente" face aos impactos económicos provocados pela pandemia de Covid-19, de acordo com as conclusões da divisão de supervisão bancária do Banco Central Europeu (BCE).

10h12 - Atualização na Rússia. O país registou 150 mortes e 5.395 novos casos nas últimas 24 horas, reporta o The Moscow Times. A Rússia é o quarto país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus.

10h04 - A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou hoje a fabricante norte-americana Cepheid de estar a cobrar quatro vezes mais do que devia por cada teste à Covid-19 e de estar a fazer negócio à custa da pandemia.

10h00 - O chefe do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças disse hoje ter sido injetado com uma vacina experimental contra o novo coronavírus, visando convencer o público a seguir o exemplo quando esta for aprovada.

09h48 - O governo alemão desaconselhou, esta terça-feira, viagens desnecessárias a Aragão, Catalunha e Navarra, devido ao aumento de casos nas comunidades autónomas.

09h31 - "Milhares de americanos podem perder a vida nos próximos meses". Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, com mais de 4,2 milhões de casos e 148 mil vítimas mortais. De acordo com Anthony Fauci, especialista que lidera a equipa de crise no combate à pandemia, o país ainda pode sofrer milhares de mortes nos próximos meses.

"A menos que consigamos contornar a situação atual - em que são registados cerca de mil óbitos por dia - , veremos mais sofrimento e mortes. Este é o motivo pelo qual tenho alertado para a necessidade de adotar medidas até a existência de uma vacina", explicou, em declarações à CNN.

09h26 - A polícia australiana deteve seis pessoas e dispersou cerca de 50 que se reuniram em Sydney, num protesto do grupo 'Black Lives Matter', apesar de uma proibição oficial devido ao novo coronavírus, reporta a Reuters.

Notícias ao MinutoManifestantes reuniram-se apesar de proibição oficial© Reuters

09h21 - O Banco Central Europeu (BCE) prolongou, esta terça-feira, a recomendação que dirigiu aos bancos para que não paguem dividendos, nem recomprem ações até ao dia 1 de janeiro de 2021, de acordo com um comunicado emitido pela instituição. O BCE também enviou uma carta aos bancos a pedir que fossem "extremamente moderados" relativamente aos pagamentos de remuneração variável, ou seja, relativamente aos bónus dos gestores.

09h11 - Facebook, Twitter e Youtube removem conteúdo "falso" sobre vírus. As plataformas sociais removeram um vídeo (que se tornou viral) de um grupo de médicos - que se apresentavam como 'Médicos da Linha de Frente da América' - a fazer alegações "falsas e duvidosas" sobre o novo coronavírus, reporta a CNN.

Donald Trump partilhou o vídeo na sua página oficial do Twitter, esta segunda-feira, apesar das afirmações serem contrárias às dos especialistas de saúde pública da Casa Branca.

08h55 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje a que a resposta à pandemia do novo coronavírus seja feita no sentido de construir "cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis".

"As cidades estão a sofrer com o impacto da Covid-19, especialmente as mais pobres", salientou.

08h49 - Espanha realizou, até ao momento, 6.678.414 testes de diagnóstico ao novo coronavírus. 

08h46 - O Vietname suspendeu, a partir de hoje, todos os meios de transporte de e para Danang, a terceira maior cidade do país, depois de ter sido detetado um terceiro foco de Covid-19.

08h40 - O regresso às escolas. A agência Reuters compilou várias imagens que mostram como foi o regresso às aulas em tempos de pandemia. Apesar das diferenças, há algo comum que se destaca nas escolas um pouco por todo o mundo: o distanciamento entre os alunos.

Notícias ao Minuto© Reuters

08h21 - Corredor aéreo. O governo britânico voltou a defender a decisão de remover Espanha dos corredores aéreos, depois de o primeiro-ministro Espanhol, Pedro Sánchez, ter classificado a atitude como um "erro"e "sem fundamento". 

"Vivemos num mundo onde as coisas mudam repentinamente e de forma séria. É isso que parece estar a acontecer em Espanha," disse fonte governamental à Sky News, acrescentando que o aumento de novos casos no país motivou esta "intervenção".

08h05 - Atualização na Alemanha. Após dois dias sem contabilizar mortes, o país registou quatro vítimas mortais nas últimas 24 horas, divulgou, esta terça-feira, o Instituto Robert Koch. Em termos de novos casos, o país reportou quase o dobro de infeções face a ontem, com 633 infetados nas últimas 24 horas (um aumento de 293 face a ontem).

07h44 - Alerta da UNICEF. Cerca de 6,7 milhões de crianças com menos de cinco anos correm o risco de sofrer níveis perigosos de desnutrição este ano devido à pandemia do novo coronavírus, alertou hoje a Unicef.

07h43 - Atualização na China. O país diagnosticou mais 68 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 57 na região de Xinjiang, seis na província de Liaoning e um em Pequim, indicaram hoje as autoridades chinesas.

07h42 - Atualização no México. O país registou 342 mortos e 4.973 casos nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 44.022 e de infetados para 395.489 desde o início da pandemia, informaram as autoridades na segunda-feira.

07h41 - Atualização nos EUA. O país registou 679 mortos e mais de 57 mil infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, indicou uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h40 - ONU dá Portugal como exemplo. Os municípios de Braga, Lisboa, Porto, Sintra e Vila Nova de Famalicão introduziram medidas que a ONU considera inovadoras e que são recomendadas num conjunto de políticas, publicado hoje, para a resposta à Covid-19 em áreas urbanas.

07h39 - Ventilador criado em centro português. O CEiiA-Centro de Engenharia e Desenvolvimento, responsável pelo desenvolvimento do ventilador português, sublinhou que a autorização do Infarmed garante estarem reunidas as condições de segurança para a utilização do dispositivo médico.

07h30 - Vacina. A empresa de biotecnologia Moderna, em colaboração com o Governo dos Estados Unidos, iniciou na segunda-feira um dos maiores ensaios do mundo para testar em 30 mil voluntários a eficácia de uma vacina experimental contra a Covid-19.

Bom dia. Pode acompanhar aqui todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar o registo de ontem, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório