Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Governo determina fim de estado de calamidade nas 19 freguesias da AML

Eduardo Cabrita revelou que o Governo vai manter as restrições atualmente em vigor.

Governo determina fim de estado de calamidade nas 19 freguesias da AML
Notícias ao Minuto

18:04 - 27/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Coronavírus

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, informou após a reunião com os cinco autarcas de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, que as 19 freguesias que estavam em estado de calamidade vão passar a estado de contingência. A Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai passar assim a ficar toda em estado de contingência. 

Esta decisão foi tomada face à "evolução claramente positiva" nestes cinco municípios, comprovada com a diminuição de novos casos de Covid-19 e onde o RT (valor médio do risco de transmissão) é de 0,7 e 0,8. 

"Não há hoje razões para distinguir estes cinco municípios da restante Área Metropolitana de Lisboa", frisou o governante. 

Mas apesar das perspetivas mais otimistas, o ministro sublinhou que vai manter-se "uma vigilância muito ativa". "Não podemos baixar a guarda entre as estruturas de ação central e estruturas municipais", salientou. 

Por isso mesmo, Eduardo Cabrita ressalvou que vão manter-se em vigor as restrições atuais na AML. Isto significa que as lojas vão continuar a encerrar às 20 horas, os supermercados às 22 horas, tal como os restaurantes

O ministro acrescentou que vai manter-se a "proibição do consumo de bebidas alcoólicas na via pública"

Quanto à realização de feiras e mercados, Eduardo Cabrita afirmou que vai depender da "autorização das autarquias" após ser ouvida a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

O ministro da Administração Interna referiu ainda que o "Conselho de Ministros deverá decidir quanto tempo deverá demorar o nível de contingência"

[Notícia atualizada às 18h58]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório