Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ministro irlandês exonerado após polémica por conduzir alcoolizado

Estava no cargo há apenas 17 dias

Ministro irlandês exonerado após polémica por conduzir alcoolizado
Notícias ao Minuto

10:09 - 15/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Irlanda

O ministro irlandês da Agricultura foi exonerado do cargo depois de uma acusação por condução com excesso de álcool no sangue, que enfrentou há quatro anos, ameaçar ofuscar o lançamento do novo governo.

Barry Cowen foi nomeado como parte do gabinete de Micheál Martin no final do mês passado, num novo governo de coligação entre os partidos Fianna Fail, Fine Gael e os Verdes, conta o Independent. No entanto, na terça-feira, foi removido do cargo depois de ter sido revelado que tinha sido apanhado a conduzir com excesso de álcool no sangue quando se dirigia com um amigo para casa depois de um evento desportivo, em setembro de 2016.

À altura dos factos, o antigo ministro, que faz parte de uma dinastia política que inclui o seu irmão, o ex-primeiro-ministro Brian Cowen, era membro do parlamento irlandês. Foi obrigado a pagar uma multa de 200 euros e inibido de conduzir durante 3 meses.

O incidente ameaçou ofuscar o lançamento do novo governo de coligação, depois de o novo primeiro-ministro ser forçado a responder a perguntas sobre a conduta de Cowen no parlamento durante a manhã do dia de ontem. E depois de o ter defendido inicialmente, Micheál Martin acabou por decidir removê-lo do cargo quando surgiu a história de que Barry teria inclusivamente tentado fugir à polícia na noite em questão.

Num comunicado o chefe de executivo referiu que a situação era "simplesmente insustentável e prejudicial para o trabalho do governo". Por seu lado, Barry referiu estar "surpreso e desapontado" com a demissão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório