Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

EUA tentam em vão convencer China e Rússia a prolongar sanções ao Irão

Os Estados Unidos tentaram hoje, em vão, convencer a Rússia e a China a prolongar o prazo para as sanções internacionais ao Irão, apesar de alegarem que a suspensão do embargo de armas irá desestabilizar o Médio Oriente.

EUA tentam em vão convencer China e Rússia a prolongar sanções ao Irão
Notícias ao Minuto

19:17 - 30/06/20 por Lusa

Mundo EUA

Washington apresentou recentemente aos seus 14 parceiros do Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução que prevê uma extensão ilimitada do embargo de armas ao Irão, que expira em 18 de outubro, mas esta posição foi hoje rejeitada pela China e pela Rússia, que ameaçam usar o seu poder de veto.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse hoje que a suspensão de embargo de armas ao Irão -- situação que se aplicará, se não houver uma extensão do prazo de sanções, como pedem os EUA - colocará uma "espada de Dâmocles" na estabilidade económica do Médio Oriente.

Países como a Rússia e a China, "que dependem de preços estáveis de energia" poderão ficar em risco, explicou o chefe da diplomacia dos EUA, numa videoconferência do Conselho de Segurança da ONU, para tentar convencer os países membros a aprovar a sua proposta.

Mas Pequim tem um entendimento diferente e considera que os Estados Unidos não têm condições para continuar a pedir às Nações Unidas para continuar com sanções económicas contra o Irão.

"A China opõe-se à pressão dos Estados Unidos para estender o embargo de armas", disse o embaixador chinês nas Nações Unidas, Zhang Jun, recordando o facto de terem sido os EUA quem quis abandonar o acordo nuclear com o Irão, em 2018.

Também Moscovo se opõe às pressões norte-americanas, dizendo que se os EUA continuarem a pedir sanções da ONU face ao Irão, se entrará numa "escalada incontrolável".

"Não podemos aceitar" as tentativas dos Estados Unidos de legitimar "a política de pressão máxima" junto das Nações Unidas, disse hoje o embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia.

O diplomata diz que a imposição de novas sanções criará uma "escalada incontrolável" na região e alertou para os riscos colocados pelas exigências norte-americanas.

A Rússia e a China, que já anunciaram as suas intenções de vender armas ao Irão, disseram, durante a videoconferência do Conselho de Segurança, que votarão contra a prorrogação do embargo, ameaçando mesmo o uso do seu poder de veto, se for realizada uma votação.

Os dois países dizem não poder concordar com o rascunho do projeto de resolução apresentado pelos EUA, onde se lê que qualquer venda de armas ao Irão ficará proibida, autorizando os estados membros a usar a força militar para fazer cumprir o embargo.

No passado, os EUA já tinham ameaçado desencadear um processo de reposição das sanções internacionais contra o Irão, previsto no acordo nuclear assinado em 2015, mas depois abandonado unilateralmente, em maio de 2018, pelos Estados Unidos.

Desde a retirada de Washington, a União Europeia, a Rússia e a China continuam como países integrantes do acordo nuclear, negando, assim, aos Estados Unidos o direito de ativar esse processo de reimposição das sanções internacionais.

Hoje, contudo, Mike Pompeo não invocou essa pressão, lembrando apenas ao Conselho de Segurança da ONU que, se as sanções internacionais forem levantadas, a situação económica no Médio Oriente fica desestabilizada.

Pompeo salientou mesmo o facto de serem países como a China e a Rússia os mais afetados pela instabilidade, na medida em que estão dependentes da estabilidade dos preços da energia na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório