Julgamento do acidente do navio Prestige começa hoje na Galiza

O julgamento do processo relativo à maré negra mais grave na história de Espanha começa hoje, quase uma década depois do naufrágio do petroleiro ‘Prestige’ junto à costa da Galiza.

Notícia

© Lusa

Lusa
16/10/2012 11:10 ‧ 16/10/2012 por Lusa

Mundo

Justiça

Um tribunal galego vai começar a julgar quatro indivíduos por responsabilidades na catástrofe, três membros da tripulação e o antigo director-geral da marinha mercante espanhola.

A 13 de Novembro de 2002, o ‘Prestige’ foi apanhado numa tempestade ao largo do Cabo Finisterra e sofreu um rombo de 35 metros no casco.

Seis dias depois, o navio liberiano com pavilhão das Bahamas afundou-se a 270 quilómetros da costa da Galiza, derramando mais de 50 mil toneladas de combustível.

O impacto ecológico e económico do desastre atingiu a Galiza e o resto do norte de Espanha, o norte de Portugal e mesmo a costa da França. O total dos danos causados pelo naufrágio é estimado em 4.120 milhões de euros.

Hoje, começam no tribunal da Corunha audições preliminares para adiantar questões formais, depois de o tribunal já ter recolhido depoimentos de 133 testemunhas e de uma centena de especialistas.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas