À semelhança do que aconteceu em 2012 com a tentativa de restauro da obra 'Ecce Homo', um colecionador de arte espanhol foi surpreendido com o restauro (falhado) de uma pintura de Bartolomé Esteban Murrilo.
O colecionador de Valência terá pago 1.200 euros para que a obra fosse limpa, reporta a Europa Press. "Lamento a perda de bom senso e valor", admitiu o proprietário da cópia de uma pintura da Imaculada Conceição, de Murrilo.
O restaurador alegou não ter feito nada além de limpar o pó da peça, conta o colecionador acrescentando que tal não é possível uma vez que o rosto da obra está "completamente desfigurado".
Foi ainda dada uma segunda oportunidade para que fosse remediado o estrago, mas acabou por ser pior, diz o colecionador.
A private #art collector in #Valencia, Spain gave Bartolomé Esteban Murillo's La Inmaculada Concepción de Los Venerables for cleaning to a furniture restorer who ended up completely disfiguring the famous #painting and turned it into the new #EcceHomo de Borja pic.twitter.com/hihBHPXpnB
— Mirosława Štern® RMX (@Generacija78) June 23, 2020
Recorde-se que em 2012, também a tentativa de restauro da pintura 'Ecce Homo' não correu bem, tendo acabado por ficar conhecida como o "macaco Cristo".
Feels like an ecce homo restoration kinda day pic.twitter.com/Wuo4iB3u7N
— Lorenz (@grustguard) June 23, 2020