Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais 417 casos por cá. Dinamarca 'fechada' para portugueses

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 417 casos por cá. Dinamarca 'fechada' para portugueses
Notícias ao Minuto

07:44 - 18/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Esta quinta-feira, os empresários da animação noturna realizam uma manifestação em protesto contra a demora do Governo em legislar sobre a reabertura de espaços como bares e discotecas, encerrados desde março no âmbito da Covid-19. Já o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, preside, em Oeiras, à cerimónia de homenagem às Forças Armadas, no âmbito das ações de apoio que têm sido prestadas na prevenção e no combate à pandemia.

O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde mais recente deu conta de 336 novos casos de Covid-19 e de mais uma morte nas últimas 24 horas em Portugal. O país totaliza agora 37.672 casos de infeção e 1.523 vítimas mortais. O número de pessoas recuperadas voltou a subir (mais 728) e situa-se em 23.580 desde o início da pandemia

pandemia de Covid-19 já matou 445.213 pessoas e infetou mais de 8,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h58 - Montenegro registou novos casos de covid-19 duas semanas após ter declarado o fim da pandemia, sendo a maior parte dos infetados adeptos que assistiram a um jogo de futebol em Belgrado, anunciaram hoje as autoridades locais.

14h52 - O Bangladesh ultrapassou os 100 mil casos de infetados com Covid-19 e as 1.300 mortes, anunciaram hoje as autoridades, que decidiram dar prioridade aos tratamentos domiciliares para evitar a saturação dos hospitais.

14h48 - O presidente do secretariado regional das Misericórdias do Algarve disse hoje à Lusa que foram suspensas as visitas aos utentes em 24 equipamentos sociais devido ao surto de covid-19 originado por uma festa ilegal em Lagos.

14h41 - Os líderes europeus iniciam na sexta-feira as negociações em torno do Fundo de Recuperação e orçamento plurianual da UE propostos pela Comissão Europeia, numa cimeira ainda por videoconferência que, seguramente, não será conclusiva.

14h39 - A Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) marcou hoje para o dia 27 deste mês uma ação de protesto, em vários pontos do país, contra as políticas do Governo para a tauromaquia, na sequência da Covid-19.

14h25 - O setor de plantas e flores em Portugal está "muito fragilizado" devido ao impacto da pandemia de covid-19, estimando-se em 180 milhões de euros os prejuízos contabilizados até junho deste ano, segundo a associação portuguesa de produtores.

14h12 - A pandemia de Covid-19 provocou a "pior situação imaginável para a violência familiar", afirmam as Nações Unidas, que notam sinais contraditórios quanto à violência sobre crianças, mas duvidam que tenha diminuído durante o confinamento.

14h09 - Um grupo internacional de especialistas em diabetes acredita que algumas pessoas podem desenvolver diabetes pela primeira vez devido à Covid-19, a doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2.

14h - Ordem dos Médicos considera que Champions com público pode ser complicado. "Se não tiver público, não me parece que tenha qualquer inconveniente, desde que tudo seja controlado com medidas de proteção. Se tiver público pode ser complicado", disse Miguel Guimarães, que falava aos jornalistas após uma visita ao Hospital de São João, no Porto. 

13h45 - Escola secundária encerrada em Faro por caso positivo em funcionáriaA Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, foi hoje encerrada depois de uma funcionária ter testado positivo à Covid-19. Os únicos alunos que estavam em aulas são do 12.º ano e foram transferidos para outra escola, enquanto equipas dos bombeiros sapadores de Faro fazem a desinfeção do estabelecimento de ensino.

13h40 - Lisboa aproxima-se dos 3.000 casos positivos. Saiba quantos infetados há no seu concelho.

13h19 - Covid-19 matou mais uma pessoa em Portugal. Há 417 infetados em 24 horas. Balanço epidemiológico da DGS desta quinta-feira indica que, em Portugal, já morreram 1.524 pessoas por Covid-19. Nas últimas 24 horas há a registar mais uma vítima mortal, o que traduz uma taxa de variação de 0,07%. Quanto ao número de infetados, há mais 417 (taxa de variação de 1,1%), o que perfaz um total de 38.089 casos desde o início da pandemia

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 15.971 casos confirmados, mais 325 do que na quarta-feira.

13h11 - O governo timorense alterou as regras nas fronteiras terrestres do país, no âmbito da Covid-19, e passou a proibir a entrada de mercadorias, segundo um despacho do executivo, uma decisão que já afetou empresários e cidadãos.

13h03 - Premier League confirmou, ao início da tarde desta quinta-feira, que há um novo caso positivo de Covid-19, entre os 1.541 testes realizados esta semana. Jogadores e staff técnico dos 20 clubes que integram a competição foram mais uma vez testados, entre 15 e 16 de junho, todavia as autoridades que tutelam o organismo frisam que se trata de um caso isolado.

12h51 - Beckman Coulter, uma empresa internacional em diagnóstico clínico, com sede também em Lisboa, anunciou o lançamento em Portugal do teste de anticorpos SARS-CoV-2 IgG, com 100% de sensibilidade e 99,8% de especificidade, que permite identificar indivíduos que já obtiveram uma resposta imunológica ao novo coronavírus e poderiam doar plasma convalescente para uso no combate à doença.

12h36 - Dinamarca vai autorizar que cidadãos de países europeus com baixas taxas de infeção pelo novo coronavírus entrem no país, a partir do dia 27 de junho, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros. Mas, segundo os critérios, Portugal e Suécia vão ser as exceções.

12h27 - Salmão convertido em bode expiatório desaparece das prateleiras na China. Rico em cálcio e ómega 3, o salmão tornou-se a mais recente vítima da propaganda do regime chinês, que se apressou a culpar um peixe importado da Noruega pelo novo surto de Covid-19 em Pequim.

12h24 - A cientista-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje esperar que haja dois mil milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 no fim do próximo ano reservadas para "populações prioritárias".

12h08 - Um utente da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães morreu na quarta-feira. "Foi um óbito que testou positivo" à Covid-19. A instituição tem 57 casos positivos, dos quais 34 utentes e 23 funcionários.

11h53 - O número de novos casos de covid-19 na Bélgica aumentou para 104 nas últimas 24 horas e o de mortes recuou para dez. De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, registaram-se um total de 60.348 infeções e 9.683 óbitos.

11h49 - O uso de máscaras é obrigatório, a partir de hoje, nas três maiores cidades turcas - Istambul, Ancara e Bursa -, onde vivem 23 milhões de pessoas, anunciaram as autoridades regionais dessas cidades.

11h30 - "Se tivermos um surto de cem casos vamos ter de fechar o Algarve". A afirmação foi feita pelo presidente da Ordem dos Médicos do Sul numa entrevista ao Diário de Notícias, onde Alexandre Valentim Lourenço, sublinha que o Algarve não tem recursos humanos suficientes para lidar com uma situação epidemiológica como a que está a acontecer na Grande Lisboa e defende medidas rigorosas durante o verão, caso apareçam mais surtos como o de Lagos, que já contabiliza cerca de 40 infetados.

11h22 - O diretor do África CDC, Jonh Nkegasong, disse hoje que a dexametasona não é a "bala de prata" contra a covid-19, mas sublinhou que é um medicamento barato, disponível em África e cuja segurança já foi testada.

11h14 - Docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) vão desenvolver um curso 'online' para ajudar os cuidadores informais a terem uma "maior consciencialização dos riscos" da infeção pelo novo coronavírus e prevenirem a sua transmissão em contexto domiciliário.

10h51 - O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos considerou hoje um "erro gravíssimo" o Governo tentar "adocicar" os números de casos Covid-19 e afirmar que não há um crescimento da pandemia em Lisboa e Vale do Tejo.

10h48 - Macau teve menos 99,5% de visitantes em maio que no mês homólogo de 2019, com as fronteiras praticamente fechadas devido à pandemia de Covid-19, anunciaram hoje as autoridades.

10h45 - O líder do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, que recentemente cedeu a presidência do país a um fiel, mas mantém toda a sua influência, foi contaminado pelo coronavírus que causa a Covid-19, anunciou hoje no seu site oficial.

10h27 - Um artigo publicado na revista Galileu, dá conta de que uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu 'nanoesponjas' que neutralizam o Sars-CoV-2, o coronavírus que causa a doença da Covid-19. 

10h13 - As forças de segurança cabo-verdianas detiveram quase 600 pessoas por desobediência ao recolher domiciliar imposto pelo estado de emergência para travar a progressão da Covid-19 e que vigorou, diferenciado por ilhas, durante dois meses.

10h11 - O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados mostrou-se hoje muito preocupado com os efeitos do Covid-19 em todo mundo destacando os milhões de venezuelanos obrigados a refugiar-se em países estrangeiros. 

10h09 - O número de mortos por Covid-19 em África subiu para 7.197, mais 198 nas últimas 24 horas, em cerca de 267 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

10h07 - Rússia confirma, esta quinta-feira, 7.790 novos casos de Covid-19, aumentando assim para 561.091 o total de casos no país desde o início da pandemia. Este será o aumento diário de casos mais baixo desde o dia 1 de maio. Desde ontem, há a registar mais 182 mortes. A doença já fez 7.660 vítimas mortais no total.

9h52 - A mara do Porto recorreu ao imaginário coletivo para lançar uma campanha de sensilização, numa altura em que se aproxima a época das festas populares do São João"No São João fica ao portão", "Arraial? Só meia dúzia no quintal", "A festa é como a sardinha, quer-se pequenina", são algumas das mensagens que, quem se desloca diariamente pelo Porto, poderá ver espalhadas pela cidade.

 

9h47 - Portugal foi o quarto país europeu com maior percentagem (15%) de reclusos libertados como medida para evitar a propagação da Covid-19, atrás da Turquia (35%), Chipre (16%) e Eslovénia (16%), indica um relatório hoje divulgado pelo Conselho da Europa.

9h34 - As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, muito pendentes dos novos surtos de Covid-19 em todo o mundo, que podem pôr em risco o regresso da atividade e a recuperação económica.

9h29 - A pandemia 'roubou-lhe' o emprego e aos 79 anos, tornou-se estrela do YouTube. Obrigado a ficar em casa, Carlos Elizondo viu-se sem nada para fazer e o tempo que lhe sobrava levou-o a começar a fazer videos enquanto cozinhava e em menos de nada, ficou famosoAtualmente, conta com mais de cem mil seguidores no YouTube e aos vídeos seguiu-se um negócio de take away.

9h26 - As pessoas com deficiência intelectual, de desenvolvimento ou do espetro do autismo, com grau de incapacidade igual ou superior a 60% comprovado por atestado multiusos estão dispensadas do uso de máscara ou viseira nos locais que genericamente o exigem. Além disso, podem optar pelo regime de teletrabalho, se as funções forem compatíveis. 

9h21 -primeiro-ministro reafirmou que a "austeridade não é a resposta a esta crise" gerada pela pandemia do novo coronavírus, depois de o Orçamento Suplementar ter merecido 'luz verde' do Parlamento. António Costa considera que o Orçamento Suplementar é uma "peça-chave" na resposta à crise.

9h17 - As autoridades de saúde norte-americanas alertam que os donos de cães devem assegurar-se que estes mantêm o distanciamento social com outros cães e pessoas em espaços públicos para não contraírem a Covid-19. Os especialistas afirmam que os cães podem contrair o novo coronavírus através dos humanos, apesar de ainda não resultar claro se depois o podem propagar.

8h54 - Os populares amarraram um homem, suspeito de estar infetado com a Covid-19, a um varandim no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, na quarta-feira. A Polícia de Segurança Pública foi chamada ao local.

8h35 - A Covid-19 causou a maior crise económica mundial desde a Grande Depressão de 1929, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), e as instituições mundiais tomaram medidas sem precedentes para combater os seus efeitos económicos. Saiba quais as previsões macroeconómicas  das instituições internacionais e ações dos bancos centrais.

8h32 - A companhia aérea Air France está a preparar um plano para reduzir milhares de empregos para fazer face ao colapso no tráfego aéreo por causa da Covid-19, mas sem recorrer a despedimentos, informaram hoje fontes sindicais.

8h24 - A pandemia de covid-19 não conseguiu abalar a tradição dos manjericos nas festas dos santos populares no Norte, e o maior produtor desta planta na região acredita que vai vender cerca de 40 mil vasos. Mas se as vendas dos manjericos parecem estar imunes à covid-19, o mesmo não se passa com os tradicionais martelos de S. João, produzidos em algumas fábricas de plásticos na área metropolitana do Porto, que com a proibição dos arrais nas ruas, registaram uma procura bem menor.

8h25 - A China admitiu hoje a "necessidade urgente" de melhorar a higiene nos seus mercados abastecedores e na cadeia de fornecimento alimentar, após um novo surto de covid-19 em Pequim, que soma já 158 casos confirmados.

8h13 - A Alemanha registou mais 26 mortes e 580 casos de infeção nas últimas 24 horas. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Robert Koch, desde o início da pandemia, já morreram 8.856 pessoas e o número total de infetados é de 187.764 no país.

8h07 - Os acionistas da Mota-Engil reúnem-se hoje, em assembleia-geral, para votar, entre outros pontos, a proposta de aplicação de resultados líquidos prevendo a sua transferência para reservas livres face ao impacto da Covid-19.

8h - Uma das maiores mudanças que podemos esperar nos próximos tempos é na maneira como viajamos. Muitos não viajarão mais para capitais movimentadas ou estâncias à beira-mar no auge do verão e por isso mesmo, não há melhor momento para alargar os nossos horizontes e olhar um pouco mais longe. Conheça aqui os destinos mais subestimados para a sua viagem pós-pandemia.

7h43 - A reabertura das fronteiras luso-espanholas, após três meses e meio encerradas devido à pandemia de Covid-19, é aguardada com expectativa por comerciantes de Vila Real de Santo António, que atravessam graves dificuldades sem a habitual clientela espanhola.

7h31 - A vacina contra a SARS-CoV-2 que está a ser desenvolvida desde o início do ano no Chile, avançou para a fase de testes pré-clínicos, na tentativa de descobrir imunidade contra o novo coronavírus. A informação foi hoje adiantada pelo líder da equipa de pesquisa, Alexis Kalergis.

7h27 - A China diagnosticou 28 novos casos da covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo 21 em Pequim, menos dez do que no dia anterior, foi hoje anunciado. Pequim aumentou o nível de emergência, visando conter a disseminação do surto, que somou 158 casos nos últimos seis dias. Ao decretar o segundo nível de emergência, os comités de bairro voltaram a verificar a identidade e o estado de saúde dos residentes e a medir a temperatura à entrada.

7h12 - A Venezuela registou 236 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais alto desde 13 de março, quando foi detetado o primeiro paciente com Covid-19 no país. Com os novos casos, o número oficial de pacientes com o novo coronavírus sobe para 3.386, com 28 mortes associadas, tendo 835 pessoas recuperado da doença.

7h07 - Os Estados Unidos registaram 840 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 117 mil o número de óbitos no país desde o início da epidemia, indicou a Universidade Johns Hopkins. De acordo com os números contabilizados diariamente pela Universidade Johns Hopkins, sediada em Baltimore (leste), até às 20:30 de quarta-feira (01:30 de hoje em Lisboa), os Estados Unidos identificaram mais de 2,1 milhões de casos no país.

7h03 - Os empresários da animação noturna realizam hoje uma manifestação em protesto contra a demora do Governo em legislar sobre a reabertura de espaços como bares e discotecas, encerrados desde março no âmbito da pandemia da Covid-19. A manifestação 'O silêncio da noite... à procura de respeito e respostas' foi marcada através das redes sociais pelo coletivo 'O silêncio da noite', que junta proprietários de bares, discotecas, agência e artistas.

7h - Bom dia, iniciamos aqui um novo registo. Pode recordar os acontecimentos do final do dia de ontem aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório