Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Confirmada uma vítima mortal em foco da Santa Casa de Cinfães

Um utente da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães morreu na quarta-feira. "Foi um óbito que testou positivo" à Covid-19.

Confirmada uma vítima mortal em foco da Santa Casa de Cinfães
Notícias ao Minuto

11:57 - 18/06/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Um utente da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães morreu, na quarta-feira, vítima da Covid-19. A instituição tem 57 casos positivos da doença, dos quais 34 são utentes e 23 funcionários.

A vítima mortal era um "utente com problemas crónicos, que se agravaram nas últimas semanas. Foi um óbito que testou positivo", indicou Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, em declarações aos jornalistas. 

Depois da confirmação deste surto, os utentes foram separados em duas alas e está a ser feito um reforço "das equipas com médicos e enfermeiros". Aliás, "a autoridade de saúde tem sido incansável" neste domínio, reforçou o líder do executivo camarário.

No total, foram feitos 160 testes para detetar a presença do novo coronavírus na unidade, aguardando-se o resultado de 32 deles, que se referem a utentes em serviço de apoio domiciliário. Os restantes "foram realizados na segunda e sexta-feira passadas". 

A testagem foi desencadeada depois de, na sexta-feira, um dos funcionários da Santa Casa apresentar sintomas da Covid-19 e de ter testado positivo. 

Recordou o autarca que, no final de maio, todos os funcionários e utentes "foram testados e estavam negativos". 

Nas palavras de Armando Mourisco, não há motivos para alarme, mas sim para que os munícipes estejam "preocupados porque há infeções no concelho".  Sendo este um "vírus que infetou milhares de pessoas em todo o mundo, que atinge grupos de maior risco" e para o qual "não há medicação eficaz", devem ser mantidas "as condições de higiene". 

Apesar de a "situação [estar] confinada", o autarca deixou um apelo à comunidade para que seja mantido o distanciamento social. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório