Meteorologia

  • 17 JANEIRO 2021
Tempo
10º
MIN 5º MÁX 15º

Edição

EUA: Estátuas de Cristóvão Colombo estão a ser vandalizadas e derrubadas

Tanto nos Estados Unidos, como noutros países, as estátuas que simbolizam imperalismo ou colonialismo estão a ser vandalizadas ou derrubadas.

Os protestos antirracistas nos Estados Unidos, iniciados no final de maio depois da morte do norte-americano George Floyd, durante uma detenção violenta, voltaram-se agora para as estátuas de personalidades relacionadas com o comércio de escravos, depois de, em Londres, a estátua de um comerciante de escravos ter sido removida na terça-feira do local onde se encontrava há cerca de 200 anos.

No estado norte-americano da Virgínia, no mesmo dia, uma estátua do navegador italiano Cristóvão Colombo foi derrubada e atirada a um lago, em Richmond, com várias imagens a serem publicadas nas redes sociais, como o vídeo acima.

Em baixo, pode ver o momento em que a estátua é retirada do lago, pelas autoridades.

Já no estado de Massachusetts, a estátua do explorador, que se encontra no parque que lhe é dedicado, em Boston, foi 'decapitada'.

Notícias ao MinutoEstátua de Cristóvão Colombo em Boston, já depois de destruída© Getty Images

Colombo, recordado e celebrado em vários países pelos seus feitos enquanto explorador, foi também colonizador, sendo responsável pela escravização e morte de populações indígenas.

De acordo com os meios norte-americanos, dezenas de monumentos terão sido vandalizados ou destruídos no últimos dias. Em causa estão aqueles que simbolizam imperialismo e colonialismo, alguns já alvo de ações civis para a sua remoção, sem sucesso, e que ganharam agora uma renovada atenção com as manifestações antirracistas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório