Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"As vossas vidas importam". As palavras de Obama para os "jovens de cor"

O antigo presidente abordou a violência policial e o racismo nos Estados Unidos numa conversa virtual com líderes locais e nacionais. "Demasiadas vezes alguma da violência que testemunharam veio de pessoas que deviam servir-vos e proteger-vos", lamentou Obama.

"As vossas vidas importam". As palavras de Obama para os "jovens de cor"
Notícias ao Minuto

23:48 - 03/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo George Floyd

Depois de já ter reagido nas redes sociais à morte de George Floyd e aos protestos que se seguiram nos Estados Unidos, e que já alastraram a outros pontos do globo, Barack Obama falou esta quarta-feira pela primeira vez para a(s) câmara(s). O antigo presidente norte-americano participou num fórum virtual via Zoom, que também teve como convidados líderes locais e nacionais do movimento de reforma policial.

No momento de maior destaque das intervenções de Obama, o antigo líder dos Estados Unidos decidiu dirigir-se "diretamente aos jovens de cor". 

"Como foi eloquentemente descrito, vocês testemunharam demasiada violência (...) e demasiadas vezes alguma dessa violência veio de pessoas que deviam servir-vos e proteger-vos", declarou Obama

"Quero que saibam que vocês importam. Quero que saibam que as vossas vidas importam, os vossos sonhos importam. Quando vou para casa e olho para as minhas filhas, Sasha e Malia, e olho para os meus sobrinhos e sobrinhas, vejo o potencial sem limites que continua a prosperar", afiançou. 

Obama elogiou os jovens que saíram às ruas para protestar pacificamente contra a injustiça e que espera que, apesar do que aconteceu a George Floyd, estes jovens se sintam esperançosos "porque vocês têm o poder para tornarem as coisas melhores e ajudaram o país inteiro a sentir que isto é algo que tem de mudar". 

Ainda assim, Obama salientou que o país "não tem a capacidade de erradicar 400 anos de racismo de uma assentada". O antigo presidente defendeu a necessidade de reformas na polícia, que devem ser implementadas a nível local, e pediu aos 'mayors' que acabem com o "racismo institucionalizado". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório