Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Reconstrução facial recria rosto de padre morto há 900 anos

O esqueleto do homem foi encontrado no início do ano em Inglaterra.

Reconstrução facial recria rosto de padre morto há 900 anos
Notícias ao Minuto

21:54 - 30/05/20 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Especialistas britânicos conseguiram reconstruir o rosto de um padre morto há 900 anos, depois de o esqueleto do homem ter sido encontrado no início do ano, em Inglaterra.

A análise dos restos mortais revelou que tinha 1,70m de altura e que morreu quando tinha entre 35 e 45 anos, segundo dados revelados pela Catedral de Lincoln, onde os ossos foram descobertos. Um cálice e um prato religiosos foram enterrados com o corpo, refletindo o seu papel de padre.

A consultora arqueológica Allen Archaeology esteve envolvida nas escavações e trabalhou em conjunto com o artista forense Hew Morrison para reconstituir o rosto do homem. "O resultado final parece mesmo uma fotografia real e permite ver como era o padre da época medieval", explicou a catedral em comunicado.

No entanto, devido à falta de amostras de ADN, a cor de cabelo e de olhos são ainda desconhecidos, mas as outras caraterísticas ficaram presentes na reconstrução, como a posição dos olhos, o queixo assimétrico e o tamanho dos lábios.

Um dos ossos deu ainda indicação de que o padre tinha sofrido de alguma doença ou ferimento durante a vida, mas "os restos mortais sugerem que estava aparentemente bem alimentado e tinha um estilo de vida sem grandes riscos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório