Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Áustria vê proposta para fundo de recuperação como "base de negociação"

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, considerou hoje que a proposta da Comissão Europeia para um fundo de recuperação pós-pandemia é "uma base de negociação", em que deve nomeadamente ser discutida "a parte de empréstimos e de subvenções".

Áustria vê proposta para fundo de recuperação como "base de negociação"
Notícias ao Minuto

17:01 - 27/05/20 por Lusa

Mundo Sebastian Kurz

"A proposta da Comissão Europeia está agora sobre a mesa como base de negociação", disse o chefe do Governo da Áustria, um dos chamados países 'frugais', que se opõem à mutualização da dívida e à distribuição das verbas do fundo através de subvenções.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apresentou hoje uma proposta para um fundo de recuperação económica e social da crise provocada pela pandemia de covid-19 no valor de 750 mil milhões de euros.

Daquele montante, dois terços (500 mil milhões de euros) são canalizados para os Estados-membros através de subsídios a fundo perdido e os restantes 250 mil milhões na forma de empréstimos.

O fundo de recuperação está associado ao Quadro Financeiro Plurianual, o orçamento da UE para 2021-2027, objeto também hoje de uma proposta revista de Bruxelas que situa o montante global em 1,1 biliões de euros.

As propostas da Comissão Europeia têm de ser aprovadas pelo Conselho Europeu, constituído pelos chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros, que, anunciou hoje o presidente do Conselho, Charles Michel, realizará a próxima cimeira a 19 de junho.

No seu discurso, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Von der Leyen disse esperar "um acordo político rápido" em torno das propostas, defendendo que "um compromisso ao nível do Conselho Europeu até julho é necessário para conferir um novo dinamismo à recuperação e equipar a UE com uma ferramenta poderosa para reerguer a economia" europeia, fortemente atingida pela crise provocada pela pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório