Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Manifestação contra morte de homem negro desarmado acaba em conflito

Polícia e manifestantes desentenderam-se.

Notícias ao Minuto

08:39 - 27/05/20 por Andrea Pinto

Mundo EUA

O caos instalou-se, na noite passada, em Minneapolis, nos Estados Unidos, com dezenas de pessoas a irem à rua exigir justiça por George Floyd, homem que morreu depois de um polícia lhe ter pressionado o pescoço com o joelho, durante uma detenção.

As imagens do momento, que aconteceu segunda-feira, tornaram-se públicas e nelas podia ver-se um polícia com o joelho no pescoço da vítima durante a detenção, estando o homem algemado e desarmado. A vítima era George Floyd, um afroamericano, acusado de falsificação. O suspeito teria sido denunciado pelo dono de uma mercearia que o acusou de estar a tentar pagar a conta com um cheque falsificado.

Na sequência da morte de George Floyd, quatro agentes da polícia do Minnesota foram despedidos.

Este episódio veio aumentar a tensão entre a polícia e a comunidade afro-americana nos Estados Unidos.

O protesto, que prometia ser pacífico, teve início no local onde ocorreu a detenção de George. Manifestantes erguiam cartazes onde podia ler-se 'Prendam os assassinos KKKops'.

Notícias ao Minuto© Getty Images

A tensão entre manifestantes e polícia acabaria por subir de tom e as autoridades foram obrigadas a lançar bombas de gás pimenta para tentar dispersar as pessoas. 

“Isto está muito feio. A polícia tem de perceber que este é o clima que eles criaram", afirmou um dos manifestantes, de acordo com a Fox News.

Notícias ao Minuto© Getty Images

Vídeos registados esta terça feira demonstram a escalada de violência.

O advogado da família da vítima diz que o polícia que foi filmado com o joelho no pescoço de George Floyd deveria ser acusado de homicídio e os restantes agentes de serem cúmplices.

"Nós, na América negra, estamos fartos de morrer nas mãos daqueles que era suposto protegerem-nos", atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório