Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro polícias despedidos após morte de homem negro desarmado

A investigação à morte do homem afro-americano está a cargo da polícia federal (FBI). Atenção: as imagens incluídas no texto, ainda que não sejam gráficas, podem ferir a suscetibilidade do leitor mais sensível.

Quatro polícias despedidos após morte de homem negro desarmado
Notícias ao Minuto

22:26 - 26/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Violência policial

Quatro agentes da polícia do Minnesota foram despedidos na sequência da investigação à morte de um homem afro-americano, depois de um vídeo ter mostrado um polícia com o joelho no pescoço da vítima durante a detenção, estando a vítima algemada e desarmada, diz a BBC.

Recorde-se que a morte ocorreu na noite de segunda-feira, na cidade de Minneapolis, no mesmo estado norte-americano. O incidente foi captado em vídeo pelos transeuntes e difundido nas redes sociais e mostra a vítima mortal pedir ajuda por várias vezes e a reclamar que não conseguia respirar.

A polícia indicou, mais tarde, que o homem, que se acredita ter cerca de 40 anos, morreu depois de "um problema médico" numa "interação com a polícia". Afirmavam que tinha sido detido após uma denúncia de falsificação.

O chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, referiu-se esta terça-feira aos quatro agentes como sendo "agora, antigos agentes". O mayor da mesma cidade, Jacob Frey, recorreu ao Twitter para confirmar que os agentes em questão tinham sido "despedidos". "Esta é a decisão certa", escreveu.

O autarca já tinha, anteriormente, definido o incidente como "completa e totalmente errado". "Eu acredito no que vi e o que vi é errado a todos os níveis. Ser negro na América não devia ser uma pena de morte", disse. 

Pode ver as imagens no vídeo abaixo: 

O homem, ainda não identificado, foi levado de ambulância para o Centro Médico do Condado de Hennepin onde morreu pouco depois, segundo a polícia. O nome do polícia visto a ajoelhar-se no seu pescoço não foi ainda divulgado.

A investigação ao caso está a cargo do Departamento Federal de Investigação (FBI), juntamente com o Departamento de Apreensão Criminal do Minnesota (BCA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório