Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Peru regista quatro mil novos casos num só dia

O Peru registou no sábado mais de 4.000 novos casos de contágio e voltou a superar a centena de vítimas mortais pela Covid-19 num só dia, segundo dados do Ministério da Saúde do país.

Peru regista quatro mil novos casos num só dia
Notícias ao Minuto

06:24 - 24/05/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

De acordo com o balanço feito pelo governo peruano, nas últimas 24 horas foi realizados quase 38 mil testes a pacientes, tendo sido confirmados 4.056 novos casos de infeção.

Desde que foi decretado o estado de emergência no Peru, a 16 de março, já morreram 3.373 pessoas e foram registados 115.754 casos de infetados.

Por causa do número elevado de contágios, o Governo já tinha decidido estender o plano de contingência e confinamento até 30 de junho, com recolher obrigatório à noite, o fecho das fronteiras e a proibição do transporte de passageiros a nível interno, quer terrestre quer aéreo.

Ainda assim haverá regras mais flexíveis para a nova fase de reativação da economia do segundo país da América Latina mais afetado pela pandemia de covid-19.

"A ideia é que a reativação económica seja progressiva e se sinta pouco a pouco nos 'bolsos' das empresas e das pessoas", afirmou na sexta-feira a ministra da Economia e das Finanças, Maria Antonieta Alva.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 339 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (mais de 2,3 milhões contra dois milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 140 mil contra mais de 173 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num "grande confinamento" que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório