Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

OMS considera conceito da imunidade de grupo um "cálculo perigoso"

A organização lembra que o conceito tem origem na epidemiologia veterinária e destaca que os "humanos não são rebanhos".

OMS considera conceito da imunidade de grupo um "cálculo perigoso"
Notícias ao Minuto

20:12 - 11/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreveu como "perigoso" o conceito de imunidade de grupo. Na conferência de imprensa diária desta segunda-feira, o diretor-executivo do programa de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan, abordou a ideia da imunidade de grupo. 

"Esta ideia de que talvez os países com medidas mais relaxadas e que não fizeram nada vão atingir de repente e de uma forma mágica a imunidade de grupo - e então se perdemos algumas pessoas mais velhas pelo caminho? Este é um cálculo muito, muito perigoso",  fez notar Ryan. 

O responsável da OMS recordou que o termo imunidade de grupo tem origem na epidemiologia veterinária, onde as pessoas "estão preocupadas com a saúde geral dos rebanhos, e, nesse sentido, os animais individuais não importam". "Os humanos não são rebanhos", ressalvou Mike Ryan. 

Ryan acrescentou que é preciso ter cuidado com a utilização do termo, pois pode "levar a uma aritmética muito brutal, que não coloca no centro da equação as pessoas, as vidas e o sofrimento". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório