Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Crimes de ódio contra cidadãos chineses quase triplicaram no Reino Unido

Em apenas três meses, o número de queixas de crimes de ódio no Reino Unido contra chineses foi quase três vezes superior ao reportado nos dois anos anteriores.

Crimes de ódio contra cidadãos chineses quase triplicaram no Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:08 - 05/05/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Pelo menos 267 queixas de agressão a chineses foram registadas nos primeiros três meses deste ano no Reino Unido, segundo dados das autoridades britânicas

As vítimas dizem ter sido fisicamente agredidas e insultadas desde que o primeiro caso do novo coronavírus foi reportado na China. Muitas dizem também que foram várias as pessoas que lhes tossiram e cuspiram.

Jeremy Wu, estudante enfermeiro, disse que tem lidado com discriminação por parte dos pacientes e colegas. "Porque é que não voltas para o teu país com o teu vírus?", disse recordando uma das ofensas de que tem sido alvo.

"Já chorei antes de dormir, sinto-me sozinho. Não há ninguém com quem possa falar sobre este assunto", explica à Sky News.

Também o ator e diretor David Tse, que se mudou de Hong Kong para o Reino Unido em criança, revelou ter sido vítima de racismo por uma mulher em Londres que lhe disse: "Leva o teu vírus para tua casa".

David faz parte de um grupo anti-racismo e lembra que "o racismo nunca é justificado mas nesta altura, em especial, deixa-me zangado. As pessoas estão assustadas, a economia está má e as pessoas querem culpar alguém", analisa.

O surto do novo coronavírus surgiu em Wuhan, na China, em dezembro. Desde então, já afetou países de todo o mundo e fez mais de 3,6 milhões de infetados e 253 mil vítimas mortais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório