Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Primeira vítima com menos de 30 anos; Descoberto anticorpo

Mais de 3,6 milhões de pessoas foram infetadas com o SARS-CoV-2 desde o início da pandemia. Mais de 252 mil pessoas morreram e 1,2 milhões de pacientes recuperaram. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Primeira vítima com menos de 30 anos; Descoberto anticorpo
Notícias ao Minuto

08:05 - 05/05/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

No fim de semana passado, o último fim de semana antes do desconfinamento, a Autoridade Marítima fez mais de 11 mil recomendações a quase 30 mil pessoas relacionadas com a importância do cumprimento das restrições no acesso às praias. Durante os três dias dias, a Autoridade Marítima realizou ações de sensibilização "nas praias e junto à orla marítima". Apesar do número elevado de recomendações, não foi registada qualquer "ocorrência por desobediência". Esta segunda-feira, recorde-se, 780 pessoas foram impedidas de entrar em transportes públicos sem máscaras - 460 pela GNR e 320 pela PSP, que multou três delas.

O boletim epidemiológico apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta terça-feira deu conta de um total de 25.702 casos confirmados e 1.074 vítimas mortais desde o início do surto de Covid-19. 1.743 pessoas pessoas já recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar. 

Os Estados Unidos registaram ontem o número diário mais baixo de mortes no espaço de um mês. Um bom indício, embora os números continuem a ser avassaladores: mais de 68 mil mortos e quase 1,2 milhões de pessoas infetadas

Espanha, Itália, Reino Unido, França, Alemanha e Rússia são os outros países mais afetados pelo coronavírus no mundo. 

A China, país onde teve origem o surto, mantém a tendência positiva. Segundo os dados oficiais, não há registo de mortes há três semanas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h44 - Chega ao fim este registo AO MINUTO sobre a pandemia de Covid-19. Continue a manter-se informado aqui sobre os desenvolvimentos mais recentes no nosso novo registo. 

15h39 - Pode consultar este mapa e os dados atualizados da situação no mundo. 

15h34 - O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, alertou hoje para a necessidade de assegurar o respeito pelos direitos humanos no combate à pandemia de Covid-19, como a proteção dos idosos e do Estado de direito.

"A pandemia do coronavírus não deverá servir de pretexto para limitar o espaço democrático e cívico, o respeito pelo Estado de direito e os compromissos internacionais, nem para restringir a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o acesso à informação em linha e fora de linha", ressalvou Borrell

15h29 - A Áustria anunciou hoje ter superado a primeira fase do plano de desconfinamento, iniciada em meados de abril, sem um aumento de novos contágios pelo novo coronavírus, informando ainda que irá prosseguir com o alívio das restrições. 

15h25 - Mais de 2.300 profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, foram contratados durante a pandemia de Covid-19 para reforçar o Sistema Nacional de Saúde (SNS), avançou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. 

15h13 - O Instituto de Saúde dos Países Baixos anunciou que foram registados 317 novos casos e que morreram mais 86 pessoas no espaço de 24 horas. Os Países Baixos contabilizam agora mais de 41 mil casos e 5.168 vítimas mortais. 

15h06 - A IATA, a Associação Internacional de Transporte Aéreo, vai recomendar o uso de máscara quando forem retomados os voos, informa o The Guardian. 

14h59 - Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Matosinho continuam ser os concelhos mais afetados pelo surto de coronavírus em Portugal. Fique a saber quantos casos de Covid-19 há no seu concelho

14h55 - Marta Temido afirmou hoje que, "se houver algo auditável" em contratos por ajuste direto, tal será feito pelas "instâncias próprias", garantindo que os procedimentos respeitaram a lei da concorrência e o "regime especial" devido à Covid-19. 

14h52 - O governo da República Democrática do Congo receia uma "propagação em grande escala" da epidemia de Covid-19 após o registo de cerca de 100 casos numa prisão militar em Kinshasa

14h49 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apontou hoje Portugal e a Alemanha como "bons exemplos" da gestão da pandemia de Covid-19 e destacou o contributo de ambos para "a unidade e a solidariedade" na União Europeia. 

14h40 - Ainda não há garantias de que o Tour de França possa realizar-se este ano, afirmou a ministra do Desporto francesa Roxana Maracineanu. Recorde-se que o evento já havia sido adiado de 29 de agosto para 20 de setembro devido à pandemia.

14h23 - O Exército está a preparar-se para, depois das ações de sensibilização e de desinfeção nas escolas, começar a distribuir máscaras de proteção para a Covid-19 e de gel desinfetante.

14h15 - A região de Lisboa e Vale do Tejo foi aquela em que as compras físicas na rede Multibanco mais caíram durante o período em que Portugal esteve em Estado de Emergência, segundo dados hoje divulgados pela SIBS.

14h05 - Emmanuel Macron alertou os franceses para o facto de as férias de verão ainda não estarem garantidas para ninguém. "Ainda não ganhámos a batalha contra o vírus. Ele abrandou e estamos a entrar numa nova fase. Mas ainda é cedo para falar de férias", disse o presidente gaulês.

13h45 -  Terá sido este o paciente zero em França? Amirouche Hammar, um homem de 43 anos, apresentou em dezembro sintomas semelhantes aos da Covid-19, sendo que na altura foi diagnosticado apenas com uma infeção pulmonar.

13h39 - A pandemia de Covid-19 já matou 251.512 pessoas e infetou mais de 3,5 milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP.

13h31 - A conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde já começou. Pode acompanhar aqui em direto

13h13 - O boletim desta terça-feira da Direção-Geral de Saúde (DGS) revela que foram registados 178 novos casos e mais 11 mortes nas últimas 24 horas. No total, já foram diagnosticados 25.702 casos de infeção em Portugal e morreram 1.074 pessoas. Já recuperaram da Covid-19 1.743 pessoas. 

Um dos dados que sobressai no boletim de hoje é que foi registada a primeira vítima mortal com menos de 30 anos. 

13h08 - Já em Turim, Cristiano Ronaldo vai ter de ficar duas semanas em quarentena antes de iniciar os treinos na Juventus. O craque português vai ficar em casa durante esse período e depois terá de realizar um novo teste de despiste à Covid-19. Se o teste não acusar nada, Ronaldo poderá então juntar-se aos colegas de equipa. 

12h59 - A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) pediu hoje ao governo chinês que acabe com a discriminação aos africanos no âmbito da pandemia da Covid-19.

A HRW recordou que a 12 de abril as autoridades da província de Guangdong anunciaram que todos os estrangeiros deviam aceitar as medidas de prevenção e contenção da pandemia. Mas, na prática, as autoridades tinham como alvo os africanos para testes e quarentena forçada. 

12h56 - Um estudo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) revela graves carências de material de apoio e de proteção no combate à pandemia da Covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS)

De acordo com o estudo, 59% dos médicos assumem falta de material geral, 83% apontam para a inexistência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 62% reportam falta de material ao nível do apoio ao exame clínico.

12h44 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aos países que analisem casos suspeitos de pneumonia no final do ano passado para identificarem possíveis casos de Covid-19, que até podem ser anteriores aos casos registados na China, como dá conta a agência EFE

12h39 - O segurança de uma loja no Michigan, Estados Unidos, foi assassinado a tiro por ter pedido a uma cliente para usar máscara no interior da loja. O El País refere que o autor do crime foi o irmão da cliente a quem Calvin Munerlyn pediu para usar máscara. 

12h34 - Quinze crianças foram internadas em hospitais de Nova Iorque com sintomas da Síndrome de Kawasaki, tendo quatro delas testado positivo para Covid-19. A Síndrome de Kawasaki está associada a um estado inflamatório que recentemente tem sido detetado em crianças em vários países, e que pode estar relacionado com a Covid-19. 

12h20 - O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, admitiu hoje que o setor da pesca está preocupado com o risco de contágio pela Covid-19, apesar de ainda não se registarem casos entre os profissionais. O ministro destaca que existe dificuldade na implementação de algumas medidas de segurança.

12h15 - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, instou esta terça-feira o governo alemão a abolir os controlos entre as fronteiras dos dois países. A Alemanha decidiu na segunda-feira prolongar até 15 de maio o controlo das fronteiras nacionais para lutar contra a propagação da pandemia do novo coronavírus.

12h02 - A Organização das Nações Unidas (ONU) advertiu esta terça-feira para a rápida propagação do coronavírus nas prisões do continente americano, avança a agência EFE. Uma parte significativa das prisões apresenta más condições sanitárias, um problema que era anterior à pandemia

11h58 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou no seu site que há 108 vacinas para a Covid-19 em desenvolvimento no mundo e que oito dessas potenciais vacinas já foram aprovadas para ensaios clínicos

11h47 - Um casal foi multado no Reino Unido depois de ter viajado 100 quilómetros para "cheirar o mar", revela a BBC. O casal deslocou-se de uma cidade perto de Leeds até à costa de North Yorkshire. A polícia mandou-os parar, aplicou-lhes a multa por violarem as regras de isolamento social em vigor e ordenou-lhes que regressassem a casa. 

11h36 - As autoridades de Macau estão a negociar com as de Hong Kong a saída de estrangeiros que querem regressar aos seus países, incluindo cinco portugueses. Os pedidos foram feitos pelos respetivos consulados. 

11h25 - O Reino Unido é o país europeu com maior número de vítimas mortais causadas pela Covid-19, segundo os cálculos da Reuters com base nos novos dados do Gabinete de Estatísticas Nacionais britânico, que apontam para 32.313 mortes, número que supera os mais de 29 mil óbitos verificados em Itália. 

11h16 - O Ministério da Saúde do Irão divulgou os dados mais recentes sobre o surto de coronavírus no país, que dão conta de mais 63 mortes desde ontem. O Irão está perto de atingir a barreira dos 100 mil casos e soma 6.340 mortes. 

11h05 - O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, vai avançar com a parada militar que serve de comemoração ao 75º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial. A parada vai ter lugar este sábado, apesar do surto de coronavírus no país, adianta a CNN

"Devo dizer que não podemos cancelar a parada, simplesmente não podemos", afirmou Lukashenko, acrescentando que a sua preocupação era que "as pessoas dissessem que ficámos com medo". 

A Bielorrússia já detetou 17.489 casos de Covid-19 e mais de 100 mortes. 

10h56 - Com a segunda vaga do coronavírus contida, o governo de Hong Kong vai aligeirar as medidas de distanciamento social a partir desta sexta-feira, de acordo com a CNN. Entre as mudanças que vão ser implementadas, será permitido o aumento do número de pessoas no mesmo espaço público - das quatro atuais para oito - e vão abrir cinemas, ginásios e bares. 

10h51 - Ainda não há certezas relativamente ao regresso da temporada da liga de basquetebol mais popular do mundo, a NBA. Joe Tsai, proprietário dos Brooklyn Nets, assumiu que há uma "divergência de opiniões entre os proprietários das equipas" quanto há possibilidade de retomar a época ou cancelá-la

10h42 - As autoridades de saúde belgas anunciaram que foram registados 242 novos casos e mais 97 vítimas mortais nas últimas 24 horas. A Bélgica totaliza 50.509 casos de infeção e mais de oito mil mortos. 

10h27 - Cerca de 6,3 milhões de trabalhadores estão em 'lay-off' no Reino Unido, cobertos pelo regime criado pelo governo para evitar uma vaga de desemprego, revelou esta segunda-feira o ministro das Finanças, Rishi Sunak.

10h23 - A Índia deu hoje início a uma grande operação para repatriar centenas de milhares de indianos presos no estrangeiro desde março, devido às restrições globais de viagens, e que envolve navios militares e voos especiais. 

10h20 - A fase final da I Liga de futebol disputada em menos estádios e transmitida em sinal aberto na televisão, como formas de luta anti-Covid-19, são vistas "com bons olhos" pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo. 

Ainda assim, o secretário de Estado frisou que o Governo "não terá problemas em voltar atrás" quanto ao regresso do futebol caso a situação da pandemia em Portugal se "agrave".

10h05 - O Ministério da Saúde espanhol revelou que nas últimas 24 horas morreram 185 pessoas por causa da Covid-19, o que sinaliza uma estabilização no número diário de mortes. Foram detetados 867 novos casos. Em termos totais, desde o início da pandemia 219.329 pessoas foram infetadas e 25.613 morreram. Mais de 123 mil pacientes recuperaram e tiveram alta hospitalar. 

10h01 - O Instituto de Israel para a Investigação Biotecnológica, do Ministério da Defesa, anunciou hoje ter desenvolvido um anticorpo para o coronavírus estando a preparar a patente para depois contactar farmacêuticas com o objetivo de uma produção em escala comercial. O centro de investigação assegura que o anticorpo ataca e neutraliza o vírus nas pessoas doentes.

9h47 - O ministro do Desporto italiano, Vincenzo Spadafora, garantiu esta terça-feira numa entrevista ao Corriere della Sera que no "final de maio" vai ser possível decidir se a época de 2019-2020 da Serie A poderá ser retomada ou se será definitivamente cancelada.

9h43 - O mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a evolução da pandemia em África indica que já foram diagnosticadas mais de 46.500 pessoas com Covid-19 e que a doença matou mais de 1.800 pessoas no continente. A África do Sul é o país mais afetado, com 7.220 casos positivos e 138 vítimas mortais. Egito, Marrocos e Argélia são os outros países africanos mais atingidos. 

9h37 - Investigadores da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) estão a estudar a implementação de uma ferramenta "baseada em medicina personalizada, rápida e de baixo custo", para prever a evolução da infeção por Covid-19 nos pacientes

9h35 - Treze unidades de saúde, entre as quais o Hospital da Cruz Vermelha e o Hospital da Luz, suspenderam as convenções que tinham com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no período de confinamento por causa da Covid-19. 

Numa entrevista na semana passada, a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha revelado que várias convenções com os privados tinham sido suspensas durante a pandemia, realçando que, apesar do recurso aos privados, havia áreas em que apenas o SNS conseguia responder.

9h24 - O Instituto Robert Koch divulgou o boletim da situação epidemiológica na Alemanha, que assinalou um aumento no número de mortes. Nas últimas 24 horas morreram 139 pessoas no país, um número bastante superior às 43 mortes anunciadas ontem. Foram ainda diagnosticados 685 novos casos

No total, a Alemanha regista 163.860 casos de infeção e mais de 6.800 mortes. 

9h15 - A Rússia ultrapassou esta terça-feira os 150 mil casos de infeção. As autoridades russas revelaram que foram registados 10.102 novos casos desde ontem, o que perfaz um total de 155.370 pessoas infetadas com o coronavírus desde o início da pandemia. 1.451 pessoas morreram e quase 20 mil pessoas recuperaram da Covid-19. 

9h09 - Tal como a Índia, também o vizinho Paquistão registou um novo máximo no que ao número diário de casos diz respeito. O Ministério da Saúde paquistanês referiu que foram detetados 1.315 novos casos no espaço de 24 horas. A CNN dá conta de que este aumento no número de novos casos surge depois do Ministério da Saúde do Paquistão ter anunciado esta segunda-feira uma subida no número de testes, tendo capacidade para realizar agora quase 10 mil testes por dia. 

O Paquistão soma 21.501 contágios e 486 mortes. 

8h59 - A Índia registou um recorde diário de casos de coronavírus nas últimas 24 horas. O Ministério da Saúde indiano revelou que foram diagnosticados 3.900 casos. Em termos totais, a Índia contabiliza agora 46.433 casos e 1.568 óbitos

8h53 - Quase 1.300 reclusos de prisões no estado do Texas, nos Estados Unidos, testaram positivo para a Covid-19, refere a CNN. Pelo menos 22 reclusos terão morrido por causa da doença provocada pelo SARS-CoV-2, admitiu num comunicado o departamento de Justiça Criminal do Texas. 

Para além dos reclusos, 461 funcionários do departamento de Justiça Criminal texano foram infetados com o vírus. 

8h46 - A Ordem dos Médicos e o Conselho de Escolas Médicas Portuguesas alertam para os riscos que a utilização de viseiras, em vez de máscaras, representa em termos de saúde pública e pedem que o Governo altere a legislação. 

A viseira "é um bom elemento de proteção a nível ocular, confere alguma proteção das vias áreas a quem a usa, mas não confere proteção às outras pessoas", sublinham as duas entidades num comunicado conjunto. 

8h42 - Há duas semanas que não são registados casos de transmissão local do SARS-CoV-2 em Hong Kong, avança a CNN. Hong Kong diagnosticou apenas 15 casos desde o dia 20 de abril, todos de pessoas que tinham viajado recentemente. Depois de ter sido atingido por uma segunda vaga do vírus, Hong Kong parece assim ter conseguido contê-la. 

No total, a região administrativa especial chinesa detetou 1.041 pessoas infetadas e quatro mortes desde o início da pandemia. 900 pessoas recuperaram da Covid-19. 

8h31 - A pandemia de coronavírus permitiu o regresso de um cinema drive-in ao Irão, algo que não se via desde a Revolução Islâmica de 1979, adianta a Associated Press. O cinema está a funcionar num parque de estacionamento junto à torre Milad, em Teerão. Conhecido como a 'Máquina do Cinema', o drive-in está a apresentar apenas filmes aprovados pelo regime conservador. 

Notícias ao MinutoOs carros são desinfetados por funcionários do cinema© Getty Images

8h18 - O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul anunciou esta terça-feira que foram registados três novos casos nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 18 de fevereiro. Verificaram-se também mais duas mortes. No total, a Coreia do Sul apresenta 10.804 casos positivos de Covid-19 e 254 vítimas mortais. 

Face a esta tendência de descida no número de casos e de mortes, vão recomeçar os desportos profissionais na Coreia do Sul e as autoridades estão a preparar a reabertura das escolas, de acordo com a Associated Press. 

7h54 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou hoje que reconhece os benefícios da utilização de formas de medicação tradicionais, em particular em África, saudando a utilização destes na procura de terapias no combate à Covid-19, desde que clinicamente comprovados.

"Plantas com propriedades medicinais, como a Artemisia annua [espécie de artemísia], estão a ser consideradas como possíveis tratamentos para a Covid-19 e a sua eficácia e efeitos secundários devem ser testados", salienta a entidade. 

7h52 - A empresa General Electric anunciou na segunda-feira que vai suprimir 25% de empregos no seu departamento de aviação, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, que causou um forte impacto no transporte aéreo e no fabrico de motores. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório