Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Fogo no Mali destrói campo de deslocados onde viviam mais de mil pessoas

Um incêndio destruiu hoje o principal campo de deslocados em Bamako, capital do Mali, onde encontraram refúgio mais de mil pessoas, que fugiram da violência no centro do país.

Fogo no Mali destrói campo de deslocados onde viviam mais de mil pessoas
Notícias ao Minuto

19:32 - 28/04/20 por Lusa

Mundo Fogo

O campo de Faladié, constituído por cabanas improvisadas, montadas numa lixeira no sul da capital maliana, ficou reduzido a cinzas, constatou no local a agência de notícias francesa France-Presse.

"As pessoas pegaram fogo ao lixo para o queimar e, com o vento forte que estava hoje, começou tudo a arder ao fim da manhã. Foi um desastre", relatou Ibrahim Maïga, um dos deslocados que sobreviveu ao incêndio.

A esmagadora maioria das pessoas que viviam neste campo, que faz fronteira com um mercado de gado bovino, eram da etnia Fulani, do Mali central, e mais de mil pessoas fugiram à violência de grupos 'jihadista' e intercomunitária naquela zona do país, segundo as agências humanitárias que ali trabalham.

Hoje à tarde, o local estava coberto por uma imponente nuvem branca e em alguns lugares do campo as chamas ainda ardiam.

Ibrahima Maïga estava à procura dos seus 50 bois, principal fonte de rendimento para milhões de pastores no Sahel.

"Já vimos 13 deles, os outros desapareceram", afirmou a comerciante. Nas ruas adjacentes à lixeira, já na zona de estrada asfaltada, uma vaca corria entre os táxis.

Em frente a um monte de cinzas, dentro do acampamento, Aminata Diallo olhava para a sua antiga casa. "Já lá vivia há dois anos. Venho do círculo Bankass, deixei a minha vida lá por causa da guerra e mais uma vez perco tudo", disse o jovem de 38 anos, citado pela agência noticiosa.

Da cabana nada resta, a não ser um pote e as finas fundações de madeira que estavam a arder.

Os bombeiros da Missão da Organização das Nações Unidas no Mali, Minusma, ainda estavam a trabalhar durante a tarde no combate ao incêndio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório