Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2022
Tempo
31º
MIN 17º MÁX 32º

Mais de metade da Rússia em alerta devido a incêndios florestais

Mais de metade das regiões russas está em alerta devido ao aumento dos incêndios florestais, anunciou hoje o Ministério para as Situações de Emergência russo.

Mais de metade da Rússia em alerta devido a incêndios florestais
Notícias ao Minuto

19:40 - 14/04/20 por Lusa

Mundo Rússia

Verificou-se um aumento de 13% nos incêndios em todo o país, comparado com o mesmo período de 2019.

A situação é especialmente dramática num milhar de municípios de meia centena de regiões, especialmente na parte europeia da Rússia, onde, nalguns casos, a área ardida já duplicou.

O vice-ministro para as Situações de Emergência, Ilia Denisov, culpou a meteorologia e a violação das normas de segurança contra incêndios quer por cidadãos, quer por autoridades locais.

Em março, a filial russa da associação ambientalista Greenpeace alertou que, porque o inverno passado foi anormalmente quente e com pouca neve, o risco de incêndios florestais na região europeia da Rússia poderia assumir dimensões catastróficas.

Todos os anos, a Rússia é fustigada com incêndios florestais, especialmente na região leste, que chegam a consumir áreas equivalentes à superfície de alguns países europeus.

Os ecologistas têm reiteradamente criticado a prática das autoridades russas de não apagarem os incêndios em zonas onde tal "não se justifique economicamente", desvalorizando os dados na natureza.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório