Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Madeira sem novos casos; Brasil com mais de 4 mil mortes

A pandemia do novo coronavírus infetou mais de 2,8 milhões de pessoas no mundo inteiro. Mais de 200 mil pessoas morreram e mais de 815 mil recuperaram da Covid-19. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Madeira sem novos casos; Brasil com mais de 4 mil mortes
Notícias ao Minuto

16:35 - 25/04/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O balanço deste sábado da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que o surto de Covid-19 em Portugal já contagiou 23.392 pessoas. A doença provocou a morte a 880 pessoas e 1.277 recuperaram e tiveram alta hospitalar

Com o surto pelo menos estabilizado, o Ministério da Saúde deu conta de que alguns hospitais vão retomar as consultas programadas já a partir do dia 4 de maio

Na conferência de imprensa diária sobre a evolução epidemiológica da Covid-19, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que a atividade do Serviço Nacional de Saúde não relacionada com a pandemia "tem de ser retomada de forma faseada, com recurso à tele-saúde e à prescrição eletrónica". 

A ministra frisou ainda que os profissionais de saúde devem trabalhar sempre protegidos. 

Este sábado decorreu no Parlamento a sessão solene de comemoração do 46º aniversário do 25 de Abril. No hemiciclo estiveram menos de 100 pessoas e a sessão ficou marcada pelo discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que defendeu a celebração do Dia da Liberdade na Assembleia da República

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de Covid-19 e estão cada vez mais próximos de atingirem o milhão de casos. Espanha, Itália, França são outros dos países mais afetados, com o Reino Unido a apresentar números de casos e de mortes crescentemente superiores

Numa altura em que em vários países da Europa vão sendo levantadas de forma faseada as medidas restritivas, vários virologistas alemães advertiram que "ainda estamos no início da pandemia" e que há o perigo de uma "segunda onda", que poderá ter consequências mais gravosas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Acompanhe aqui as próximas atualizações

00h09 - Chega ao fim o acompanhamento AO MINUTO dos últimos desenvolvimentos da pandemia do coronavírus

00h08 - Anthony Faucidiretor do Instituto de Alergias e Doenças Infectocontagiosas dos Estados Unidos, anunciou este sábado que os norte-americanos vão duplicar a capacidade de testes de diagnóstico à Covid-19 nas próximas semanas

23h58 - Pode consultar neste mapa o ponto de situação da pandemia do novo coronavírus no mundo

23h54 - Um bebé de sete meses morreu devido à Covid-19 no estado de São Paulo. O bebé padecia de outros problemas de saúde. Trata-se da primeira vítima mortal na faixa etária entre os 0 e os 10 anos no estado de São Paulo. 

23h43 - Donald Trump não compareceu este sábado no 'briefing' diário na Casa Branca para falar sobre a evolução da pandemia de Covid-19, algo que aconteceu pela primeira vez em mais de um mês, segundo o The Guardian. O jornal britânico adianta que o presidente terá sido aconselhado a manter-se afastado destas conferências de imprensa por agora, uma vez que as afirmações de Trump nos 'briefings' estão a ter um impacto negativo na campanha para as eleições deste ano.

Este afastamento surge depois de na quinta-feira Trump ter sugerido o uso de desinfetante como tratamento para a Covid-19. 

Ao seu estilo, Donald Trump abordou a sua ausência da conferência de imprensa no Twitter questionando o propósito de comparecer para ser alvo das perguntas hostis dos meios de comunicação que depois se recusam a "reportar a verdade ou os factos". "Não vale o tempo e o esforço", acrescentou o presidente. 

23h32 - Nos sistemas prisionais de quatro estados norte-americanos - Arkansas, Ohio, Carolina do Norte e Virgínia - quase 3.300 reclusos testaram positivo para a Covid-19 e 96% não apresentavam sintomas associados à doença, refere a Reuters. 

23h23 - O Arsenal vai regressar aos treinos já na próxima semana, anunciou este sábado o clube londrino. Esse regresso será feito respeitando as normas sanitárias aprovadas no Reino Unido no combate à pandemia

23h20 - O número de militares infetados com a Covid-19 a bordo do 'destroyer' USS Kidd aumentou de 18 para 33, indicou hoje a Marinha dos Estados Unidos. 

23h18 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai regressar ao trabalho na segunda-feira depois de ter passado vários dias a recuperar do coronavírus na residência de Chequers, revela a CNN

23h07 - Cuba está a desenvolver uma versão do antiviral Kaletra com resultados preliminares "satisfatórios", com o objetivo de eliminar a importação e garantir o fornecimento estável do fármaco, criado para tratar o VIH-Sida e usado agora em pacientes da Covid-19. 

23h04 - A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) pediu hoje ao Ministério da Administração Interna para que forneça máscaras sociais reutilizáveis aos polícias, defendendo que passem a fazer parte do equipamento policial. 

22h59 - Mais de uma dezena de estados norte-americanos estão a preparar-se para reativar as respetivas economias ao longo da próxima semana, apesar de o número de contágios do novo coronavírus continuar a aumentar em todo o país. 

22h56 - O governo francês vai apresentar, na terça-feira, na Assembleia Nacional o plano para o final do confinamento, que está previsto começar a 11 de maio. O plano deverá ser apresentado pelo primeiro-ministro Edouard Philippe e será seguido pelo debate e votação da iniciativa. 

22h51 - Mais de 100 pessoas foram detidas em Berlim, na Alemanha, na sequência de um protesto contra o confinamento obrigatório

21h55 - O Brasil já soma mais de 4 mil óbitos e 58 mil infetados. Nas últimas 24h, o país registou 346 mortes devido ao novo coronavírus

21h37 - As autoridades do estado do Illinois, nos Estados Unidos, indicaram que nos últimos dois dias houve um aumento significativo de chamadas relacionadas com envenenamento, avança a CNN. Ngozi Ezike, diretora de saúde pública do Illinois, afirmou que que alguns desses telefonemas incluíam pessoas que usaram detergentes para lavarem as fossas nasais e outras pessoas que usaram uma mistura de lixívia e elixir para gargarejar. 

De recordar que na passada quinta-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu a possibilidade de injetar desinfetantes como forma de tratar o coronavírus

21h25 - A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, disse hoje que o 25 de Abril assume um significado maior durante o período de pandemia da Covid-19, e alertou que "há quem não queira" celebrar a liberdade.

21h17 - Os requerentes de asilo em Portugal começaram hoje a fazer testes de despistagem à infeção pelo novo coronavírus, tendo já sido testadas cerca de 30 pessoas, disse à Lusa o delegado de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval

21h13 - Em Itália também se assinalou hoje o dia da liberdade e celebraram-se os 75 anos do fim do fascismo. Em plena pandemia, os italianos foram hoje à janela para cantar o hino nacional e a música 'Bella Ciao', que evoca a resistência italiana contra o fascismo.

21h09 - Milhares de pessoas participaram num protesto em Telavive, Israel, contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e para denunciar o governo de unidade nacional, que vai ser liderado por Netanyahu, adianta o The Guardian. Em causa estão as acusações de corrupção que pendem sobre o primeiro-ministro e pelas quais vai a julgamento. 

Os manifestantes não esqueceram as regras de distanciamento social em plena pandemia e a maioria manteve uma distância de dois metros entre si. 

Notícias ao MinutoO protesto teve lugar na Praça Rabin, no centro de Telavive© Reuters

20h59 - Mais de 200 mil pessoas já morreram em todo o mundo, desde dezembro, devido à pandemia da Covid-19, das quais 90% na Europa e nos Estados Unidos, segundo um balanço da Agência France Presse.

20h53 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes, afirmou hoje que os Açores vão manter a necessidade de ter dois testes de diagnóstico negativos para atestar a recuperação de doentes com Covid-19.

20h48 - Um grupo de profissionais de saúde do Hospital São José, em Lisboa, juntou-se para cantar a música de Zeca Afonso 'Grândola, Vila Morena' neste 25 de Abril atípico em tempos de pandemia

20h41 - As autoridades de saúde cabo-verdianas anunciaram hoje que estão a analisar amostras de mais de 200 casos envolvendo a Covid-19, em duas ilhas do arquipélago, quando o país já regista 90 casos da doença.

20h18 - O secretário regional da Saúde e da Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, revelou hoje a inexistência de novos casos da Covid-19 na região e a recuperação de mais dez pessoas infetadas pelo novo coronavírus, mantendo-se, assim, em 86, os casos positivos.

20h12 - As autoridades sanitárias cubanas indicaram hoje terem ultrapassado as 50 mortes associadas à Covid-19, tendo registado até hoje 1.337 casos positivos, depois de contabilizados mais 52 novos casos. 

20h05 - Estado de Nova Iorque verificou subida ligeira no número de mortes - 437 - e já contabiliza mais de 15 mil vítimas mortais e mais de 140 mil casos. No entanto, o governador Andrew Cuomo destacou que os dados mais recentes indiciam uma descida do pico da pandemia no estado. 

19h54 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, falou este sábado numa "pequena vitória parcial" contra a pandemia de Covid-19 e afiançou que, se os esforços para conter a propagação do vírus continuarem a ter resultados, o governo poderá levantar ainda mais restrições já a partir de dia 2 de maio

"Vamos fazê-lo por etapas", assegurou Sánchez

19h41 - Já  Grécia não registou qualquer morte por causa da Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a Associated Press. O número total de mortes manteve-se assim nas 130. Foram registados 16 novos casos, aumentando o total de casos para mais de 2.500. 

O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis esteve reunido este sábado com vários ministros para abordarem a redução gradual das medidas restritivas. O primeiro-ministro grego vai falar ao país na segunda-feira. 

19h31 - As autoridades de saúde da Rússia afirmaram que morreram mais 66 pessoas desde ontem, o maior número diário de óbitos no país. No total, a Rússia soma 681 vítimas mortais e 74.588 contágios. 

19h25 - Já iniciaram funções os 17 trabalhadores colocados pela Segurança Social no Lar do Comércio, em Matosinhos. Desde que o surto de coronavírus teve início em Portugal o lar registou 28 casos positivos e quatro mortes. 

19h22 - O Ministério do Trabalho anunciou hoje que a medição da temperatura corporal aos trabalhadores "não se afigura inviável" desde que não seja guardado qualquer registo da mesma, adiantando que o Governo vai clarificar a matéria por via legislativa. 

19h16 - O Equador vai iniciar uma transição do isolamento social para uma "fase de distanciamento social" a partir do dia 4 de maio, segundo a CNN. O presidente Lenin Moreno declarou que para o país enfrentar a crise de forma bem sucedida "necessita de um equilíbrio entre medidas sanitárias e uma reativação económica ordeira". 

18h58 - O governador do estado norte-americano de Nova Jérsia anunciou que nas últimas 24 horas houve um aumento de 3.457 casos de Covid-19, com o total no estado a subir para mais de 105 mil. Nova Jérsia registou mais 249 mortes e contabiliza 5.863 mortes. 

O governador Phil Murphy sublinhou que o número de casos está a continuar a "achatar", como dá conta a CNN

18h49 - O Ministério da Saúde da Turquia referiu que foram detetados 2.861 novos casos e 106 mortes devido à Covid-19, revela a Associated Press. No total, o número de casos de infeção no país é de 107.773 e o número de vítimas mortais ascende às 2.706. A Turquia é um dos países com mais casos confirmados da doença. 

18h37 - A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) revelou hoje que o setor sofreu uma quebra de cerca de 80% nas vendas devido à pandemia de Covid-19, situando-se o prejuízo em mais de 20 milhões de euros. 

18h29 - O 25 de Abril foi assinalado na Assembleia da República com uma sessão solene. Uma cerimónia diferente de anos anteriores em virtude do Estado de Emergência em vigor por causa da pandemia de Covid-19 e que pode recordar nesta fotogaleria

18h17 - O diretor executivo da Air France-KLM considerou hoje que o regresso à normalidade na atividade depois da crise provocada pela Covid-19 vai demorar, "pelo menos, dois anos" e que vai ter uma oferta reduzida nos voos durante "muito tempo". 

18h04 - O Ministério da Saúde francês anunciou que morreram mais 369 pessoas com Covid-19 no espaço de 24 horas, o que eleva o total de vítimas mortais em França para 22.614. Foram diagnosticados 1.537 novos, pelo que o número de pessoas infetadas com o SARS-CoV-2 desde o início da pandemia é de 124.114. 

17h49 - O governo da África do Sul anunciou este sábado que a partir de 1 de maio, dia em que vão começar a ser levantadas algumas restrições, os cidadãos sul-africanos vão ter de passar a usar máscaras de forma obrigatória, avança a AFP

17h27 - As autoridades de saúde do Canadá indicaram que foram registadas mais 153 mortes no país desde ontem, subindo o número total de vítima mortais para 2.350. O número de contágios aumentou para 44.364, adianta o The Guardian. 

17h18 - O Chelsea anunciou que não vai colocar o seu staff, nem os trabalhadores permanentes ou sazonais em 'lay-off'. Os blues revelaram que vão manter o objetivo de não reduzirem os salários dos seus jogadores e que, em vez disso, vão pedir-lhes para continuarem a apoiar a caridade durante a crise. 

17h09 - A proteção civil italiana divulgou os dados mais recentes da situação epidemiológica no país, e que dão conta de 2.357 novos casos e mais 415 mortes no espaço de 24 horas, mantendo-se a tendência de descida tanto no número de novos casos como no número de mortes dos últimos dias. Em termos totais, Itália contabiliza 195.351 casos de infeção e 26.384 mortos. Mais de 63 mil pessoas recuperaram da Covid-19 e tiveram alta hospitalar. 

17h04 - Dois jovens da região de Paris foram resgatados na noite desta sexta-feira nos Pirenéus, um deles em estado grave, após terem violado o confinamento imposto por França para fazerem uma caminhada noturna na região montanhosa. 

16h57 - O Bayern de Munique vendeu mais de 100 mil máscaras com as cores do clube em apenas 24 horas. O clube bávaro destacou que o dinheiro angariado destina-se à luta contra a Covid-19. As máscaras foram feitas a partir de cachecóis para o jogo da Liga dos Campeões com o Chelsea, previsto para 18 de março e que não se chegou a realizar. 

16h51 - Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Braga são os cinco concelhos mais afetados pelo coronavírus em Portugal. Conheça o número de casos nos restantes concelhos do país

16h46 - O Instituto de Saúde Pública dos Países Baixos anunciou que foram registados 655 novos casos de Covid-19 e que morreram 120 pessoas nas últimas 24 horas. No total, desde o início da pandemia foram detetados 37.190 casos positivos e o número de óbitos ascende aos 4.409. 

16h35 - Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, juntou-se hoje a vários dirigentes comunistas junto à sede do partido, em Lisboa, para o gesto simbólico de cantar a 'Grândola' e pedir que ninguém cale as celebrações do 25 de Abril

"Sendo simbólico, tem esta carga de que não deixaremos de comemorar, celebrar o acto mais moderno e avançado na nossa época contemporânea", afirmou o líder comunista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório