Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: 854 mortos cá. Proibido circular entre concelhos no 1º de Maio

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 854 mortos cá. Proibido circular entre concelhos no 1º de Maio
Notícias ao Minuto

07:50 - 24/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa vai dedicar a tarde desta sexta-feira a receber em Belém a comunicação social, como a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ), o Sindicato dos Jornalistas, a Plataforma de Media Privados (PMP) e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), entre outros. Recorde-se que os apoios que o Governo anunciou para os media passam inicialmente pela compra antecipada de publicidade institucional no valor de 15 milhões de euros.

Por seu lado, as empresas que entregaram o pedido de adesão ao regime do lay-off simplificado até ao dia 10 de abril começam hoje a receber o apoio, mas há processos que terão de ser corrigidos, segundo a ministra do Trabalho.

Destacar ainda que, após o Conselho Europeu de quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa fez sobressair, em relação à resposta da União Europeia à crise, que "já sabemos que não será uma fisga, agora estamos a discutir se é uma pressão de ar ou se é mesmo uma bazuca".

Segundo o boletim diário desta sexta-feira da Direção-Geral de Saúde mais recente, há 854 óbitos e 22.797 casos de infeção em Portugal. Os pacientes recuperados são 1.228. Em todo o mundo o novo coronavírus mais de dois milhões e meio de pessoas e provocou quase 200 mil mortes. Consulte aqui os mapas da evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h- Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h58 - O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirma que Portugal tem sido um exemplo no combate ao novo coronavírus, doença que já matou milhares de pessoas e provocou uma grave crise económica ao redor do mundo.

14h54 - A presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), Isabel Barros, defendeu hoje, em declarações à Lusa, que o retalho especializado deve fazer parte do "primeiro movimento de abertura gradual" da economia.

14h41 - A polícia espanhola libertou cerca de vinte pessoas, incluindo portugueses, que viviam confinados num restaurante de Madrid em condições sub-humanas e que eram forçadas a pagar 400 euros por mês para morar num espaço de um metro e meio.

14h36 - Mesquitas fechadas, reuniões de família proibidas e recolher obrigatório devido à pandemia de covid-19 marcam o começo do Ramadão na maior parte do mundo, embora algumas autoridades religiosas tenham rejeitado as restrições, informou hoje a agência AFP.

14h34 - O presidente dos EUA, Donald Trump, assinará hoje uma lei que permite o uso de cerca de 400 mil milhões de euros num programa de combate à crise económica derivada da pandemia de Covid-19.

14h29 - A diretora-geral da Saúde recusou hoje que exista qualquer recomendação para a indução de parto ou cesariana sem indicação clínica durante a pandemia de Covid-19, notando que a decisão deve ser articulada entre os clínicos e as mães.

14h25 - O Irão, o país mais afetado pelo novo coronavírus no Médio Oriente, já não está "no vermelho" na capacidade de gerir a pandemia, segundo o Ministério da Saúde, que anunciou hoje mais 93 mortes ligadas à Covid-19.

14h17 O Conselho de Ministros anuncia no próximo dia 30 quais os setores comerciais que retomam a atividade com normas de segurança em 4 e 18 de maio e 1 de junho, afirmou hoje o primeiro-ministro.

14h08 - O SEF continua a efetuar diligências para localizar os cinco migrantes alojados num hostel em Lisboa e onde foram detetados 136 casos de infeção de Covid-19, disse hoje à Lusa fonte daquele serviço de segurança.

14h00 - O guarda-redes francês do Tottenham Hugo Lloris afirmou que a saúde é uma prioridade relativamente ao regresso do futebol, cuja grande maioria das competições foi suspensa devido à pandemia de Covid-19. "Se tivermos de acabar a liga sem adeptos, acabaremos", frisou Lloris, reiterando que "o futebol permanece como algo totalmente secundário dada a atual situação".

13h50 - Saiba quais são os cinco concelhos mais afetados pela Covid-19 esta sexta-feira, de acordo com os dados mais recentes da DGS.

13h30 - Reveja abaixo e leia aqui os pontos mais importantes da conferência de imprensa diária da DGS:

13h26Covid-19 já matou 854 pessoas em Portugal e infetou 22.797. Acabou de ser divulgado pela Direção-Geral da Saúde o boletim epidemiológico desta sexta-feira, dando conta de mais 34 mortes, 444 infetados e 27 recuperados nas últimas 24 horas.

13h16 - O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que no fim de semana do 1.º de Maio serão proibidas as deslocações entre concelhos, à semelhança do que aconteceu na Páscoa.

13h12 - A pandemia de Covid-19 já ultrapassou os 2,7 milhões de infetados e matou quase 200 mil pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h.

13h10 - Uma vacina experimental em macacos "protegeu-os largamente", pela primeira vez, contra o coronavírus, anunciou um laboratório chinês que está na origem da investigação.

13h04 - A União Europeia (UE) recomendou hoje, para um "regresso seguro" ao trabalho devido à Covid-19, a colocação de divisórias entre funcionários nas empresas e incentivou a continuação do teletrabalho e a utilização de transportes individuais em vez dos coletivos.

12h42 - O exército norte-americano declarou uma emergência de saúde pública nas suas bases militares em Djibuti devido ao número crescente de infeções por Covid-19 neste pequeno país africano, que totaliza agora 986 casos positivos e duas mortes.

12h37Governo estuda reabrir atividade económica no início de maio. "O que está previsto neste momento, e a ser estudado, é a hipótese de alguns estabelecimentos abrirem a partir do dia 4 de maio", disse o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, à saída de um encontro com o primeiro-ministro, António Costa. Os setores em questão são cabeleireiros, institutos de beleza e estabelecimentos de comércio automóvel.

12h28 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem sido alvo de cinco vezes mais ataques informáticos. A organização confirmou estar em processo de migrar sistemas afetados para um sistema de autenticação mais seguro.

12h21 - Os serviços de urgência médica do Japão estão a "começar a colapsar" por falta testes de despistagem de covid-19 e escassez de equipamento de proteção sanitária pondo os profissionais em risco de contágio, alertaram hoje organizações médicas japonesas.  

12h15 - Aviões em terra, aeroportos vazios. A pandemia do novo coronavírus obrigou às restrições de viagens em todo o mundo, numa tentativa de conter a propagação. As imagens mostram os aviões em terra, em vários aeroportos.

12h07 - O Governo da Áustria anunciou hoje que os alunos vão regressar às escolas a partir de 04 maio, em três etapas, com as turmas divididas e as aulas limitadas a dois ou três dias por semana.

11h51 - Manter-se ativo é uma das recomendações das autoridades de saúde para este período de quarentena e, talvez também por esse motivo, está a verificar-se uma maior afluência à prática de treinos em casa, aos quais até as pessoas mais sedentárias estão a aderir. Veja aqui nove cuidados que não devem ser esquecidos.

11h49 -  A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto vai utilizar drones, este fim de semana, para vigiar as marginais marítimas de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. O objetivo de apoiar a população e garantir que sejam cumpridas as normas do Estado de Emergência”, decretadas devido à pandemia da Covid-19.

11h33 - Uma mulher da Irlanda do Norte foi colocada em coma depois de ter sido infetada com Covid-19 e depois de vencer a doença e acordar descobriu que está grávida de gémeos. "Pelo menos vamos conseguir lembrar-nos de algo de bom nesta altura horrível", afirmou.

11h26 - A celebração do 25 de Abril vai decorrer pela primeira vez sem ações de rua, devido ao surto da Covid-19, mas com a sessão solene, que já falhou em quatro dos 44 anos da Assembleia da República .

11h17 - Com os olhos postos na retoma da economia, o Turismo de Portugal anunciou, esta sexta-feira, que vai certificar com um selo 'clean & safe' (limpo e seguro, na tradução em português) os empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e agências de  viagem. O objetivo é transmitir confiança aos clientes. 

 

11h03Um jogador do Montpellier foi internado de urgência. Junior Sambia, de 23 anos foi internado numa unidade de cuidados intensivos, na quinta-feira, com a suspeita de estar infetado com o surto do novo coronavírus.

10h57 - Desde o dia 2 de março até ao dia de hoje, dia 24 de abril, foram realizados 17 mil testes de diagnóstico à Covid-19 em lares de idosos. Em maio, o Governo quer chegar aos 70 mil.

10h48A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse hoje estar alarmada pelo aumento das restrições de vários governos à comunicação social independente e pelas "detenções e intimidações de jornalistas" durante a atual pandemia.

10h42Números em Espanha registam quebra, com 367 mortos nas últimas 24 horas, perfazendo 22.524 de vítimas mortais. De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 2.796 novos casos positivos, levando o total de infetados para 202.990.

10h32 - As empresas não podem recolher registos de temperatura dos funcionários e qualquer informação relativa à saúde do trabalhador só pode ser feita pelo médico da medicina no trabalho, alerta a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

10h29 - A Bélgica regista mais 190 mortes e 210 hospitalizações por Covid-19. Desde o início da pandemia, já morreram 6.679 pessoas no país.

10h17A Pordata disponibiliza a partir de hoje a área Números da Crise, com uma série de indicadores que permitem analisar o impacto económico e social da Covid-19, informou o portal de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

10h14 - De acordo com o Banco de Portugal, o impacto da Covid-19 tem-se refletido, de forma muito imediata, na utilização dos instrumentos de pagamento, numa  "redução sem precedentes".

10h06 - Usar ou não máscara ainda continua a ser um assunto polémico. Contudo, saiba como pode tirar o máximo partido do mesmo antes de o deitar fora.

10h00 - Custo de kit extra no privado? A Entidade Reguladora da Saúde alerta para a necessidade de se informar previamente os utentes sobre os custos dos cuidados de saúde, mesmo quando se tratam de valores adicionais relacionados com equipamentos de proteção individual dos profissionais de saúde.

9h58 - co-fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates fez uma publicação no seu blogue onde descreve o novo coronavírus como "uma Guerra Mundial, só que estamos todos do mesmo lado" e explica o que precisa ser feito para combater o novo coronavírus.

9h42 - "Costureiras-soldado" já produziram 9 mil máscaras para 170 instituições. São já mais de 60 voluntários que ajudam a levar a quem mais precisa estes equipamentos de proteção individual. Conheça a história de Sónia Ell, uma diretora de uma joalharia de luxo em Lisboa, que viu a sua vida ficar em stand-by em meados de março, mas que quis ajudar na frente da batalha.

9h34 - Tempos excepcionais obrigam a medidas excepcionais e vários clubes já tiveram de reorganizar as contas para não entrarem numa situação de desequilíbrio. Agora foi a vez do FC Porto que avançou para cortes salariais e a poupança terá ascendido a seis milhões.

9h29 - Os cadáveres das vítimas por Covid-19 podem transmitir o vírus? Aumentam por todo o mundo as dúvidas sobre o que fazer e como lidar com os corpos dos mortos do novo coronavírus e a ciência responde.

9h13 - Depois de terem lutado contra a Covid-19, diagnóstico que chegou no mês passado, Tom Hanks e Rita Wilson decidiram dar o seu contributo para ajudar a combater o novo coronavírus. O casal quis ajudar a investigação e doou sangue para ajudar a encontrar uma vacina.

9h05 - Os médicos norte-americanos estão a reportar um novo padrão perturbador relativamente a pacientes infetados com o novo coronavírus, revelando que entre 20 a 40% dos doentes estão a desenvolver coágulos sanguíneos, muitas vezes mesmo após já terem recebido alta hospitalar.

8h59 - O presidente norte-americano, Donald Trump sugeriu injeções de desinfetante e raios ultravioleta para combater Covid-19, durante um briefing na Casa Branca: 

8h32Uma empresa italiana - a Nuova Neon Group - está já a pensar na ida às praias no verão e decidiu apresentar uma proposta para que isso seja possível. A ideia consiste em criar divisórias de acrílico, que estabeleçam a distância que cada pessoa deve manter uma das outras.

8h34 - Ainda que maio se esteja a adivinhar como um mês com menos restrições, ainda terá certamente de passar mais tempo em casa do que desejaria. Felizmente terá séries e filmes com que se entreter, com a Netflix a anunciar os novos lançamentos do mês que aí vêm.

8h21 - De Santo Tirso chega-nos uma história de esperança, com o reencontro entre um enfermeiro e o seu cão que estava desaparecido há quatro anos.

8h15Liga portuguesa de regresso? O dia 5 de junho está a ser veiculado como o novo ponto de partida para disputar as 10 jornadas que faltam do campeonato nacional 2019/20, nos bastidores.

8h12A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) reclama estímulos fiscais para alavancar a publicidade nos 'media' face à crise gerada pela pandemia, alertando estarem em risco 50.000 empregos na indústria de comunicação e 'marketing'.

8h02 - A Indonésia, o país do sudeste asiático com o maior número de mortes por Covid-19, suspendeu hoje e até o início de junho todas as rotas aéreas e marítimas, sejam movimentos domésticos ou internacionais.

7h58O telescópio espacial Hubble, que abriu janelas para o Universo ao revelar galáxias, estrelas e planetas como nunca antes vistos, foi lançado há 30 anos, mas o aniversário, que se assinala hoje, é ensombrado pela pandemia da Covid-19. Veja abaixo o astrofísico Neil deGrasse Tyson a desejar os parabéns ao Hubble e explicar porque é que é tão adorado em todo o mundo.

7h45 - A empresa de robótica Boston Dynamics tem mais planos para desenvolver o robot Spot para ser útil a profissionais de saúde durante o surto de Covid-19.

7h36 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, questionou na quinta-feira as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) face à pandemia do novo coronavírus, pelo facto do seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, "não ser médico".

7h23 - O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, enfraquece em ambientes quentes e húmidos e na exposição aos raios solares, segundo um estudo do Governo dos Estados Unidos apresentado na quinta-feira, na Casa Branca.

7h17 - Alemanha com mais de 150 mil infetados e com o número de mortes a subir. Houve 227 óbitos registados nas últimas 24 horas, perfazendo 5.321 mortos no país e mais 2.337 novos casos, num total de já 150.383 infetados.

7h15O movimento Friday's for Future, lançado pela jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg, promove hoje mais uma edição da já tradicional Greve Climática Mundial, que, face à pandemia de Covid-19, troca as manifestações de rua por iniciativas digitais.

7h09 - A China registou seis casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, dois deles oriundos do exterior, e voltou a não ter novas mortes, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h07 - O apoio às empresas que aderiram ao 'lay-off' começa a ser pago hoje. As empresas que entregaram o pedido de adesão ao regime do 'lay-off' simplificado até ao dia 10 de abril começam hoje a receber o apoio, mas há processos que terão de ser corrigidos, segundo a ministra do Trabalho.

7h05O Congresso dos Estados Unidos aprovou, na quinta-feira, um pacote de apoio à economia e aos hospitais norte-americanos de 483 mil milhões de dólares (mais de 448 mil milhões de euros), para enfrentar a crise gerada pela pandemia.

7h03O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, disponibilizou hoje ao seu homólogo da Colômbia, Iván Duque, material de saúde para lidar com a pandemia de Covid-19, informou a Casa Branca.

7h01Os Estados Unidos registaram 3.176 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, um dos piores registos diários no país, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, quase 50 mil pessoas morreram e o número de infetados subiu para mais de 860 mil, depois de terem sido identificados 26.971 novos casos.

7h - Recorde aqui o acompanhamento feito durante o dia de ontem, quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório