Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Covid-19: Vice do Texas sugere que idosos devem sacrificar-se pelo país

Dan Patrick, vice-governador do Texas, disse que há algo mais assustador do que as mortes: uma economia em risco.

Covid-19: Vice do Texas sugere que idosos devem sacrificar-se pelo país

O vice-governador do Texas, Dan Patrick, tomou uma posição polémica, durante uma entrevista à televisão norte-americana, na segunda-feira, indicando que preferia morrer a sacrificar a economia do país, tecendo um paralelo entre a sua posição e a de todas as pessoas “com mais de 70 anos”.

O governador republicano, de 69 anos de idade, disse, num programa da Fox News, que tem “falado com centenas de pessoas na última semana” e que “toda a gente diz basicamente o mesmo: que não podemos perder” o país.

“Estamos a seguir para um colapso económico, eu também sou um pequeno empresário”, acrescentou, sublinhando que falou “com muitos empresários” e que ficou contente com as declarações de Donald Trump, no sentido de acabar com as medidas de confinamento em breve.

“Podemos fazer as duas coisas. A minha mensagem é que voltem ao trabalho”, disse o responsável do estado com mais condados (254) dos Estados Unidos. “Vamos voltar à vida normal. Temos que ser inteligentes e nós, que temos mais de 70 anos, vamos cuidar-nos, mas não vamos sacrificar o país”, afirmou.

O entrevistador, Tucker Carlson, tenta esclarecer: “Está a dizer, então, que esta doença pode tirar-lhe a vida, mas isso não é o que mais o assusta?”. “Sim”, responde, momento que ainda se vê no vídeo.

Depois, de acordo com o New York Times, continuou: “Eu não vivo com medo da Covid-19. O que me mete medo é o que está a acontecer a este país. E sabe, Tucker, ninguém me veio perguntar: ‘Como cidadão sénior, está disposto a arriscar a sua sobrevivência em troca da América que todos os americanos amam para os seus filhos e netos?’. Se essa for a troca, eu aceito”.

Estas declarações não foram recebidas de forma consensual no estado do Texas, onde os responsáveis não estão alinhados. Se, por um lado, o governador, Greg Abbott, continua a resistir à aplicação de uma ordem de confinamento estadual, outros responsáveis locais, como a autarca republicana de Fort Worth Betsy Price, aplicou uma ordem de confinamento para aquela cidade.

Recorde-se que o estado do Texas contabiliza mais de 700 casos confirmados de Covid-19 e 11 mortes, numa altura em que mais de 44 mil norte-americanos estão infetados com o novo coronavírus (covid-19) e 544 morreram.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou já que os Estados Unidos podem ser o próximo epicentro do vírus, no mesmo dia em que as autoridades norte-americanas revelaram que Nova Iorque está a ver o número de casos confirmados duplicar a cada três dias. Mas Trump quer o país a funcionar normalmente até à Páscoa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório