Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Reino Unido confinado. "Até agora não faltou nada", diz Costa

Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução em Portugal e no mundo da pandemia mundial da Covid-19.

AO MINUTO: Reino Unido confinado. "Até agora não faltou nada", diz Costa

Numa altura em que Portugal ultrapassou a barreira dos dois mil infetados, que esta segunda-feira chegaram aos 2.060, e registou 23 mortes, António Costa deu indicação de que seria um "erro" qualquer afirmação para diminuir a dimensão do estado de emergência.

No domingo, primeiro dia com as medidas do Estado de Emergência em vigor, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que houve sete detenções por desrespeito ao estado de emergência.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 375 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 16 mil morreram.

Acompanhe aqui a evolução da pandemia da doença Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Hoje ficamos por aqui, o registo será retomado daqui a umas horas.

23h51 - Ainda sobre a entrevista de António Costa. O primeiro-ministro defendeu hoje que tem optado pela prudência na definição do âmbito das medidas do estado de emergência, mas não excluiu uma eventual imposição de um quadro sancionatório caso se verifique desrespeito pelas regras em vigor.

23h46 - Em Espanha, mais de 31 mil condutores foram multados por desrespeitarem as limitações de movimentos. As coimas variam entre os 300 e os mil euros.

23h37 - Eis um balanço dos números de vítimas mortais e infeções nos países mais afetados, neste momento:

  • Itália. O país mais afetado no mundo pelo surto do novo coronavírus contabiliza agora 6.077 mortos e mais de 63 mil infetados. Esta segunda-feira, porém, registou-se o segundo dia consecutivo com descida no número de mortes;
  • Espanha. O país vizinha contabiliza, neste momento, 2.311 mortos e mais de 35 mil infetados. É o segundo país europeu com mais mortes, depois de Itália;
  • Irão. A situação mais preocupante fora da Europa. O Irão reportou, até esta segunda-feira, 1.812 mortos e mais de 23 mil infetados;
  • França. O número de mortos anunciado hoje foi de 186, um recorde diário, elevando para 860 o número total de vítimas mortais. O número de pessoas infetadas é agora de mais de 19 mil;
  • Estados Unidos. Ainda que o presidente menorize a gravidade da situação (conforme pode ver abaixo), o país tem assistido a uma subida galopante no número de mortos, que aumentou hoje para 520. Foram registados mais de 41 mil casos de infeção.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h30 - Muitas pessoas têm saído das cidades com maior densidade populacional para rumarem a zonas mais rurais e remotas. Em França, algumas cidades mais pequenas de áreas rurais foram os locais escolhidos por alguns dos habitantes de Paris que procuraram fugir do coronavírus.

23h21 - Insólito. A polícia belga intercetou um veículo pesado que ultrapassava a sua carga máxima em 2.160 kg, na Antuérpia. E era tudo papel higiénico.

23h14 -  Os números globais do novo coronavírus:

  • 368.394 casos de infeção, dos quais:
  • 101.584 estão recuperados (27%);
  • 260.319 são casos ativos (71%), dos quais 12.211 estão em estado grave (4%)
  • 16.491 morreram (4%)

23h07 - O presidente norte-americano, Donald Trump, falou esta segunda-feira à nação indicando que espera reverter num curto espaço de tempo as medidas de contenção já aplicadas. "Não podemos permitir que a cura seja pior que a doença. Não vamos deixar que a cura seja pior que a doença. No final do período de 15 dias, vamos decidir que caminho tomar", disse, indicando que os Estados Unidos estarão em breve "abertos para negócio".

O presidente norte-americano apelou ainda à proteção dos norte-americanos de origem asiática, garantindo que a propagação do novo coronavirus "não é culpa deles", depois de ter sido acusado de alimentar as suspeitas ao falar de um "vírus chinês".

23h02 - O presidente da Câmara de Ovar apelou hoje ao Ministério da Saúde para que viabilize a realização no concelho, que se encontra em estado de calamidade pública e sob quarentena geográfica, de mais testes diários para diagnóstico da covid-19.

22h45 - Ministra da Defesa espanhola denunciou esta segunda-feira que foram localizados lares nos quais idosos estavam a viver com cadáveres de pessoas falecidas por causa do novo coronavírus. Ministério Público diz que vai abrir uma investigação.

22h43 - A freguesia de Falagueira-Venda Nova, no concelho da Amadora, está a fazer a sua parte para ajudar as pessoas que fazem parte dos grupos de risco.

22h35 - Os dados mais recentes do balanço epidemiológico nos Estados Unidos indicam que no espaço de 24 horas morreram mais de 100 pessoas. O número total de mortes provocadas pela Covid-19 nos Estados Unidos aumentou para 520. 

22h08 - O número de mortos no Brasil devido ao novo coronavírus aumentou para 34, com o país a registar 1.891 infetados, um aumento de 345 casos nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

21h56 - Holanda anunciou hoje que todos os eventos com mais de 100 espetadores estão proibidos até 1 de junho próximo, medida que afeta a Liga holandesa de futebol, que se manterá suspensa.

21h52 - Investigadores portugueses e espanhóis criaram um modelo de previsão de risco de contágio comunitário pelo novo coronavírus baseado em dados duma operadora de telemóveis sobre as deslocações de pessoas entre concelhos.

21h39 - Declarações após a reunião da Comissão Permanente de Concertação Social

21h35 - O governo chinês vai doar materiais de apoio e facilitar a aquisição de equipamentos a Portugal para enfrentar a pandemia da covid-19, anunciou hoje o embaixador da China em Portugal, Cai Run.

21h32 - 'COVID19 dúvidas respondidas por profissionais de saúde' é o nome da página criada no Facebook para fazer face à desinformação que circula nas redes sociais (nomeadamente no Facebook) em relação ao coronavírus. Do outro lado do teclado, estão já cerca de 300 profissionais de saúde, de múltiplas áreas, para responder às dúvidas e ansiedades que possa ter em tempo pandemia

21h22 - Primeiro-ministro em entrevista esta segunda-feira na TVI"Tudo o que eu dissesse para diminuir a dimensão da emergência seria um erro. As pessoas têm de estar conscientes dessa emergência. Mas temos de ter também a calma suficiente para não entrar em pânico", disse António Costa.

Questionado sobre se faltam médicos, camas, ventiladores e outros equipamentos, Costa disse que essa tem sido "a preocupação que todos temos tido". "Até agora não faltou nada e não é previsível que venha a faltar o quer que seja". 

21h00 - O Notícias ao Minuto iniciou um novo registo diário, se quiser verificar o que aconteceu ao longo do dia clique aqui.

20h38Boris Johnson anuncia três semanas de quarentena para todo o Reino Unido. Primeiro-ministro britânico falou ao país, anunciando um conjunto de medidas de contenção mais severas no sentido de conter a propagação do vírus. As pessoas só podem sair de casa por quatro razões: compras para necessidades básicas; um vez por dia por motivos de exercício físico; necessidades médicas ou apoio a doentes; para ir trabalhar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório