Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro caso na Estónia e mais casos no Reino Unido

A epidemia do novo coronavírus chegou a mais um país europeu, a Estónia, com o caso de um iraniano, e o Reino Unido registou mais dois casos, vindos de Itália e de Espanha, segundo as autoridades locais.

Primeiro caso na Estónia e mais casos no Reino Unido
Notícias ao Minuto

11:25 - 27/02/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A Estónia anunciou hoje o primeiro caso de contaminação com o novo coronavírus(Covid-19). O paciente é um residente iraniano no país Báltico, retornado do Irão na quarta-feira.

"Essa pessoa, um residente permanente na Estónia, que não é cidadão da Estónia, chegou na noite de quarta-feira", disse o ministro de Assuntos Sociais, Tanel Kiik, na televisão pública da Estónia (ERR).

O homem foi hospitalizado, de acordo com o ministro.

Segundo os meios de comunicação local, o homem chegou à Estónia num autocarro a partir de Riga, capital da Letónia.

O Irão é um dos países com mais casos fora da China, com o número de mortos pelo novo coronavírus a subir hoje para 26 e um total de 245 pessoas já foram infetadas com o vírus, informaram as autoridades de saúde.

No Reino Unido há mais duas pessoas infetadas com o novo coronavírus, uma vinda da ilha espanhola de Tenerife e outra de Itália, elevando o número total de casos para 15 no país, anunciaram hoje as autoridades de saúde britânicas.

"O vírus foi transmitido em Itália e em Tenerife e os pacientes foram transferidos para centros especializados em infeção no NHS (sistema de saúde pública)" em hospitais de Londres e Liverpool, segundo as autoridades.

As autoridades italianas confirmaram na quarta-feira a 12.ª vítima mortal por Covid-19 naquele país, informando ainda que o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus em Itália é de 374.

Segundo os dados atualizados pela Comissão Nacional de Saúde da China, até à meia-noite de hoje (16:00 de quarta-feira em Lisboa), a China somava um total de 2.744 mortos e 78.497 casos confirmados.

Entre os casos confirmados, 43.258 ainda estão ativos e 8.346 encontram-se em estado grave. Mais de 32.400 pessoas já receberam alta após superarem a doença.

Embora cerca de 40 países tenham casos diagnosticados com Covid-19, a China soma 95% dos casos de infeção pelo novo coronavírus a nível mundial.

Das pessoas infetadas, mais de 33 mil recuperaram.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório