Donald Trump criticou o facto do vencedor da última edição dos Óscares ter sido o filme sul-coreano 'Parasitas', uma comédia negra sobre estratificação e desigualdade social. A longa-metragem, realizada por Bong Joon-ho, é toda em coreano, uma estreia na categoria de Melhor Filme.
"É verdade, quão maus foram os Óscares este ano? Viram?", começou por perguntar, num comício no estado do Colorado. "E o vencedor é... um filme da Coreia do Sul. Que raio foi aquilo?", continuou.
O líder republicano disse que os Estados Unidos já têm "problemas suficientes com a Coreia do Sul no que toca ao comércio". "Ainda por cima, dão-lhes o Melhor Filme do ano. Era bom? Não sei", disse, pedindo que voltem filmes como 'Gone with the Wind' ou 'Sunset Boulevard'.
"Eu pensei que isto fosse o Melhor Filme Estrangeiro... Isto já tinha acontecido antes?", questionou, conforme pode ver acima.
A Neon, distribuidora do filme, respondeu ao presidente através do Twitter: "É compreensível, ele não sabe ler".
'Parasite' foi o grande vencedor da 92.ª edição de entrega dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme sul-coreano, que estava nomeado em seis categorias, venceu quatro Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Filme Internacional.