Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Londres: Muçulmano atacado em mesquita sente "pena" do agressor

Raafat Maglad foi esfaqueado esta quinta-feira enquanto liderava as orações na mesquita central em Regents parque.

Londres: Muçulmano atacado em mesquita sente "pena" do agressor
Notícias ao Minuto

17:49 - 21/02/20 por Silvia Abreu

Mundo Londres

O muçulmano, de 70 anos, atacado esta quinta-feira , pelas 15h00, durante as orações que decorriam na mesquita central de Londres, no Regents parque, já teve alta e regressou à mesquita, avança a Sky News.

Com um suporte para o braço direito e rodeado de seguranças, Raafat Maglad diz que "sente pena" do seu agressor e que o "perdoa". Ao recordar o ataque, Maglad disse que apenas se recorda de fechar os olhos para rezar e baixar a cabeça.

"Parecia que alguém me tinha atingido com um tijolo", disse ao jornal britânico Evening Standard. "Foi horrível, havia tanto sangue. Tentei estancar a ferida. Toda a gente parou o atacante e chamaram uma ambulância", conta, referindo que se sente "sortudo".

Raafat Maglad não tem ainda a mobilidade toda no braço direito, mas afirma que voltará a liderar as orações assim que possível.

O detido, de 29 anos, foi travado pelos fiéis que se encontravam no local, antes de as autoridades chegarem ao local. O motivo do ataque permanece desconhecido e até à data não existem outros suspeitos.

Alguns dos presentes no local  afirmam que o atacante tinha "um sotaque londrino" e costumava assistir regularmente às orações até há seis meses, altura em que deixou de comparecer.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson afirmou sentir-se "entristecido" com o ataque. "É horrível que algo assim aconteça, especialmente num local de fé", partilhou no Twitter.

A mesquita em questão é uma das maiores do Reino Unido e tem capacidade para acolher cerca de cinco mil pessoas. No momento da agressão estariam cerca de 300 pessoas presentes. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório