Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trump concede indulto ao ex-governador Rod Blagojevich

O presidente vai comutar a sentença por corrupção de Blagojevich. Também foi anunciado que Trump vai perdoar outros três condenados por crimes de fraude e de extorsão.

Trump concede indulto ao ex-governador Rod Blagojevich
Notícias ao Minuto

21:47 - 18/02/20 por Fábio Nunes

Mundo Donald Trump

Donald Trump revelou esta terça-feira que vai conceder um indulto ao ex-governador democrata do Illinois Rod Blagojevich, que foi condenado por ter tentado vender o lugar deixado vago por Barack Obama no Senado para seu ganho pessoal, refere o The New York Times. A justiça norte-americana condenou Blagojevich a uma pena de 14 anos de prisão por corrupção.

“Sim, nós vamos comutar a sentença de Rod Blagojevich. Ele cumpriu oito anos de prisão, muito tempo. Parece ser muito boa pessoa, não o conheço”, asseverou o presidente.

A decisão não gerou uma surpresa total. Durante anos Trump disse que admitia intervir no caso de Blagojevich. Ao comutar a sentença, o presidente dos Estados Unidos vai libertar o antigo governador.

Os republicanos já tinham aconselhado Trump a não conceder o indulto a Blagojevich, argumentando que o crime de corrupção simboliza aquilo que Trump se comprometeu a combater na sua presidência.

Mas este não foi o único caso de um condenado por corrupção a que o presidente decidiu conceder um indulto esta terça-feira. Donald Trump também anunciou que vai perdoar Edward J. DeBartolo Jr., o antigo dono da equipa dos San Francisco 49ers da NFL. DeBartolo deu-se como culpado de tentativa de extorsão em 1998. Evitou uma pena de prisão, mas pagou uma multa de um milhão de dólares (cerca de 920 mil euros).

Trump perdoou ainda o antigo comissário da polícia de Nova Iorque Bernard B. Kerik, condenado por fraude fiscal e de mentir ao governo norte-americano. Concedeu ainda um indulto ao banqueiro Michael R. Milken, considerado o ‘rei das junk bonds’ (obrigações especulativas) dos anos 80 e que foi condenado por fraude.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório