Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Chefe da diplomacia dos EUA visita hoje Angola com foco no comércio

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reúne-se hoje em Luanda com o Presidente angolano, João Lourenço, durante a sua visita oficial ao país, focada nas relações comerciais e cooperação.

Chefe da diplomacia dos EUA visita hoje Angola com foco no comércio
Notícias ao Minuto

06:21 - 17/02/20 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

Angola é o segundo país que o chefe da diplomacia norte-americana visita neste périplo pela África Subsaariana, depois de ter estado no Senegal e antes de seguir para a Etiópia, naquela que é a primeira deslocação de um membro da administração de Donald Trump à região em mais de ano e meio.

"Angola e os Estados Unidos da América mantêm excelentes relações de cooperação mutuamente vantajosas em vários domínios", destacou o Ministério das Relações Exteriores angolano, apontando a política e diplomacia, defesa e segurança, setor empresarial, indústria, petróleo, saúde, ensino, tecnologias e telecomunicações como as principais áreas da cooperação Angola-EUA.

Este país africano é considerada pela administração norte-americana como um país com grande potencial para uma parceria económica duradoura.

O programa da visita de 24 horas a Angola começa às 10:00 locais (09:00 em Lisboa) com uma audiência no Palácio Presidencial da Cidade Alta, onde será recebido pelo Presidente de Angola, João Lourenço.

Mike Pompeo, que vem acompanhado de uma delegação de alto nível, seguirá uma hora mais tarde para um encontro de trabalho com o seu homólogo angolano, Manuel Domingos Augusto.

A visita prossegue às 12:00 com uma deslocação ao Museu da Moeda, onde Pompeo "vai participar de uma mesa redonda com líderes de negócios", adianta o comunicado do MIREX.

Após um almoço com o ministro das Relações Exteriores, o secretário de Estado dos EUA deverá ainda encontrar-se com mulheres empreendedoras, assim como reunir-se com os membros da missão diplomática norte-americana acreditada em Angola.

Mike Pompeo deixará Luanda a meio da tarde, em direção à Etiópia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório