Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Mais de 660.000 funcionários punidos por corrupção nos últimos cinco anos na China

Mais de 660.000 funcionários chineses foram punidos por corrupção nos últimos cinco anos, disse o líder da Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chines (PCC), He Guoqiang, citado esta terça-feira na imprensa oficial.

Mais de 660.000 funcionários punidos por corrupção nos últimos cinco anos na China
Notícias ao Minuto

10:08 - 09/10/12 por Lusa

Mundo China

Aquele número inclui os "mais de 24.000" que entretanto foram entregues às autoridades judiciais para procedimento criminal, adiantou He Guoqiang, um dos nove membros do Comité Permanente do Politburo do PCC, a cúpula do poder na China.

A corrupção é uma das principais fontes de descontentamento popular na China e o próprio PCC já definiu o combate àquele "demónio social" como "uma questão de vida ou de morte" para a sua permanência no poder.

Entre "os grandes casos" investigados pela Comissão Central de Disciplina de Novembro de 2007 a Junho deste ano, He Guoqiang destacou três: Bo Xilai (ex-primeiro secretário do PCC em Chongqing), Liu Zhijun (ex-ministro dos Caminhos de Ferro) e Xu Zongheng (ex-presidente da câmara de Shenzhen).

"Os corruptos, quaisquer que eles sejam, nunca escaparão ao castigo, de acordo com a disciplina do Partido e a lei", disse He Guoqiang, citado pela agência noticiosa oficial chinesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório