Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sérvia retira centenas de migrantes da fronteira com a Hungria

As autoridades sérvias retiraram hoje em autocarros várias centenas de migrantes que estavam acampados na fronteira com a Hungria, devolvendo-os a centros de asilo na Sérvia.

Sérvia retira centenas de migrantes da fronteira com a Hungria
Notícias ao Minuto

13:04 - 07/02/20 por Lusa

Mundo Migrações

Várias centenas de migrantes, incluindo crianças, chegaram na quinta-feira à fronteira da Sérvia com a Hungria empunhando cartazes e gritando palavras de ordem: "abram as fronteiras!"; "somos refugiados, não criminosos" ou "estamos a fugir da guerra, não da fome".

Os migrantes, que passaram horas sentados ou deitados no chão, enfrentando um tempo frio e ventoso na passagem da fronteira em Kelebija, exigiam a entrada na Hungria.

Segundo a televisão estatal sérvia, o grupo foi hoje transferido de volta para os centros de asilo e a fronteira foi reaberta logo depois.

Os migrantes estão entre os milhares que permanecem retidos na Sérvia, enquanto procuram avançar para a Europa Ocidental através dos países vizinhos da União Europeia, Hungria ou Croácia.

A Hungria colocou cercas de arame farpado na fronteira com a Sérvia para impedir a entrada de migrantes.

Recentemente, o país registou um aumento nas tentativas de entradas de migrantes.

No final do mês de janeiro, as autoridades húngaras dispararam tiros de aviso depois de várias dezenas migrantes tentarem entrar no país.

A maioria dos migrantes vem de países como a Síria, o Iraque ou o Afeganistão.

Centenas de milhares de pessoas passaram pelos Balcãs em 2015-16, quando cerca de um milhão de pessoas entraram na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório