O vídeo de uma menina de 9 anos da cidade de Wuhan tornou-se recentemente viral na internet, por todas as boas razões. É que a pequena Sunny resolveu inspirar os habitantes da cidade e as autoridades a não desistirem da cidade durante este período mais trágico.
"Olá a todos, o meu nome é Sunny. Tenho 9 anos e sou uma estudante da cidade de Wuhan. Hoje vou ler-vos uma carta chamada 'Carta de Wuhan'", começa por dizer.
Sunny continua a ler a missiva 'escrita' pela cidade: "Sinto um cheiro diferente no ar. Um vento mau passou por mim enquanto dormia. Ouvi dores e choros. Deixei de ouvir felicidade e sorrisos. Houve silêncio aqui durante o meu Ano Novo". "O meu nome tornou-se uma mancha negra, mesmo entre família e amigos. A solidão encontrou-me e estava pronta para ceder para o vazio", revela.
A criança refere que então de repente algo mudou. "Mas hoje ouvi uma voz silenciosa dentro de mim, primeiro mal, mas depois clara: 'Vamos, Wuhan. Vamos!' e depois ouvi outra e outra e outra, até que se tornou impossível ignorar as vozes das minhas crianças".
"Entre as lágrimas encontrei uma nova esperança, suficientemente forte para enfrentar isto e recuperar o meu nome. Não vou deixar que o meu nome fique marcado por isto, por este horror", diz ainda.
"Eu prometo-vos, vamos ultrapassar isto enquanto país. Vamos ultrapassar isto enquanto povo", remata, agradecendo com uma vénia no fim.
Ainda não se sabe quando é que a quarentena será suspensa. Até agora há já 490 mortos resultantes da infeção pelo novo coronavírus 2019-nCov e um total de mais de 24 mil infetados.