Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Tempestade Glória. Espuma do mar inunda rua de cidade espanhola

A tempestade já provocou 13 mortos e tem causado destruição desde o passado fim de semana.

Notícias ao Minuto

09:30 - 24/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Continuam a surgir imagens dos cenários que se encontram após a passagem da tempestade Glória em Espanha. O mau tempo já resultou em 13 mortos e tem causado destruição desde o passado fim de semana.

Nestes vídeos partilhados através das redes sociais é possível ver a cidade costeira de Tossa de Mar, perto de Barcelona, na Catalunha, com as ruas repletas de espuma do mar.

A espuma do mar forma-se quando matérias orgânicas e artificiais no oceano são agitadas por vento e ondas. Segundo especialistas do Serviço Nacional de Oceanos e Atmosfera norte-americano em declarações ao New York Times, "a maior parte da espuma do mar não é prejudicial aos seres humanos e geralmente é sinal de um ecossistema produtivo no oceano (...) Mas quando grandes explosões de algas prejudiciais se deterioram perto da costa, há potenciais impactos para a saúde humana e o meio ambiente".

A tempestade chegou no domingo ao país trazendo consigo chuvas fortes, nevões, rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora e ondas com mais de 10 metros de altura., antes de partir em direção ao sul de França, e deixando mais de 200 mil pessoas sem eletricidade.

Veja os vídeos na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório