Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Corpos de vítimas ucranianas repatriadas após derrube de avião

Os caixões com os corpos dos 11 ucranianos mortos no acidente do avião civil que foi abatido pelo Irão foram hoje repatriados para a Ucrânia envoltos em bandeiras.

Notícias ao Minuto

12:55 - 19/01/20 por Lusa

Mundo EUA/Irão

O Presidente Volodymyr Zelensky [na última imagem da galeria], o primeiro-ministro Oleksiï Gontcharouk e outros altos dignitários participaram na cerimónia solene que decorreu no aeroporto de Boryspil, na capital ucraniana.

Funcionários da campanhia aérea Ukraine International compareceram à cerimónia para homenagear os seus nove colegas que morreram.

O Boeing 737 da companhia Ukrainian Airlines despenhou-se no passado dia 8 nos arredores de Teerão, causando a morte de todas as 176 pessoas a bordo, 82 dos quais iranianos.

O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

Inicialmente, as autoridades iranianas rejeitaram a tese de que o desastre do Boeing 737 estivesse relacionado com um eventual ataque com mísseis.

Dias depois, o Presidente do Irão, Hassan Rohani, afirmou que o país "lamentava profundamente" ter abatido o avião civil, sublinhando tratar-se de "uma grande tragédia e um erro imperdoável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório