Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Derrube de avião. Menino faz discurso emocionado dias após morte do pai

O pai de Ryan Pourjam era um dos 176 ocupantes do avião ucraniano que foi atingido por mísseis, em Teerão.

Derrube de avião. Menino faz discurso emocionado dias após morte do pai
Notícias ao Minuto

16:25 - 18/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA/Irão

Ryan Pourjam, de apenas 13 anos idade, fez esta sexta-feira um discurso emocionado numa vigília pelas vítimas do derrube do avião ucraniano, entre as quais se encontrava o seu pai, Mansour.

"Não me lembro de um único momento da minha vida em que o Mansour, o meu pai, tinha alguma vestígio de negatividade na sua voz ou ações. Eu tinha, obviamente", começou por dizer.

"Ele dizia-me sempre para me manter positivo, nos maus momentos ou nos bons", continuou, dizendo que não queria "falar de coisas más" porque se Mansour estivesse vivo "não falaria das coisas más".

"Olho para a audiência e vejo a sua família e os seus amigos, relações que ele construiu ao longo dos anos e isso conforta-me", disse, antes de descrever o pai como "forte", por ter ultrapassado "tragédia atrás de tragédia".

"Ele era espetacular e nós amávamo-nos", disse, visivelmente emocionado, antes de um membro da plateia lhe ter gritado: "Nós também te amamos".

Recorde-se que todos os 176 ocupantes do voo da Ukraine International Airlines (UIA) morreram quando o avião foi atingido por mísseis pouco depois de ter descolado do aeroporto internacional de Teerão, no dia 8 de janeiro. Além de iranianos, estavam a bordo 57 cidadãos canadianos, 17 suecos, 11 ucranianos, quatro britânicos e quatro afegãos.

O derrube do avião ocorreu num contexto de grande tensão entre o Irão e os Estados Unidos, depois de Washington ter assassinado o principal general iraniano, Qassem Soleimani, a 3 de janeiro no Iraque.

Após as autoridades do Irão terem reconhecido no sábado a sua responsabilidade, evocando um "erro humano", centenas de iranianos saíram para as ruas, manifestando-se contra o sistema da República Islâmica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório