Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Amesterdão vai comprar dívidas aos jovens para garantir o seu futuro

Dívidas serão compradas gradualmente pela cidade de Amesterdão, à medida que o devedor evolua nos programas de trabalho ou educação.

Amesterdão vai comprar dívidas aos jovens para garantir o seu futuro
Notícias ao Minuto

09:57 - 18/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Amesterdão

A cidade de Amesterdão vai assumir, pelo menos, grande parte, das dívidas dos mais jovens, numa tentativa de os ajudar não só a concluir os estudos como a entrar no mercado de trabalho.

Esta iniciativa tem como objetivo fazer frente ao aumento de pedidos de empréstimos entre os jovens holandeses. Sublinhe-se que, em Amesterdão, cerca de 34% dos habitantes com idades compreendidas entre os 18 e 34 anos estão endividados, conforme explicam as autoridades locais, através de comunicado.

"As dívidas causam muito stresse. E no caso dos jovens, as dívidas muitas vezes determinam o seu futuro", afirmou a autarca de Amesterdão, Marjolein Moorman, citada pelo Guardian.

Estas limitações financeiras, explicam as autoridades, estão a atrasar a entrada dos jovens no mercado de trabalho ou progressão em graus académicos mais avançados.

Assim sendo, o projeto-piloto da cidade, que será lançado já em fevereiro, prevê que o Kredietbank Amsterdam, uma instituição financeira municipal, irá negociar com os credores para ir comprando as dívidas.

Os jovens que decidirem entrar no programa receberão um empréstimo que deverão pagar, depois, de acordo com as suas possibilidades. Os credores, por seu turno, receberão 750 euros de incentivo para passar as dívidas para o banco municipal. Estas dívidas irão sendo anuladas à medida que os jovens concluírem os estudos ou as formações com sucesso.

"A maioria destes jovens colocou-se numa situação de onde não consegue sair sem ajuda, por causa de má sorte ou ignorância. É por isso que os vamos ajudar, para poderem começar de novo", explicou Marjolein Moorman.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório