Igreja alerta para sequestro de seminaristas na Nigéria

A Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) alertou hoje para o sequestro de quatro seminaristas católicos na Nigéria, que terá ocorrido na quarta-feira, 8 de janeiro.

nigeria mapa

© iStock

Lusa
13/01/2020 14:40 ‧ 13/01/2020 por Lusa

Mundo

Sequestro

 

Em comunicado divulgado hoje, a estrutura portuguesa da Fundação AIS dá conta de que "quatro seminaristas católicos foram sequestrados por um grupo armado que atacou o Seminário Maior do Bom Pastor, situado na localidade de Kakau, estado de Kaduna".

"Estamos em estado de choque e tememos o pior", disse o padre Kinsley, um dos responsáveis do seminário, citado na nota, adiantando que, "até ao momento", não houve "qualquer contacto por parte dos sequestradores".

Segundo a Fundação AIS, "há relatos de que os atacantes, que envergavam camuflados militares, chegaram a fazer alguns disparos".

O presidente internacional da Fundação AIS, Thomas Heine-Geldern, considerou, entretanto, que "a situação de segurança na Nigéria é catastrófica", apontando para "gangues criminosos" que aproveitam "a situação caótica" em algumas regiões do país para lançar os seus ataques contra as populações civis.

Thomas Heine-Geldern, segundo o comunicado da fundação, exigiu que o Governo da Nigéria tome "medidas urgentes para proteger a vida e a propriedade das pessoas".

Este ataque contra uma instituição da Igreja Católica ocorreu alguns dias depois do assassinato de uma dezena de cristãos por elementos de um grupo "associado ao Estado Islâmico no estado de Borno", no norte da Nigéria.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas