Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Vulcão Taal. Relâmpagos vulcânicos impressionantes assustam locais

Milhares de pessoas foram já deslocadas por causa da subida de atividade do vulcão Taal, nas Filipinas.

Notícias ao Minuto

18:18 - 12/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vulcão Taal

Surgem este domingo nas redes sociais vários vídeos dos relâmpagos vulcânicos registados no vulcão Taal, cujo aumento da atividade levou as autoridades filipinas a ordenar a evacuação de várias localidades.

O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas subiu o alerta para o nível 4, numa escala de cinco, depois de ter detetado um aumento da atividade na cratera e que gerou uma erupção de fumo que já alcançou vários quilómetros.

Com o cair da noite (são 2h30 da madrugada de segunda-feira no local, 18h30 de domingo em Lisboa), os populares começaram a gravar os impressionantes relâmpagos vulcânicos, conforme pode ver na compilação acima.

relâmpago vulcânico, sublinhe-se, ocorre no interior de uma nuvem de cinzas no decorrer de uma erupção vulcânica. Ainda que num cenário assustador, as imagem que chegam são hipnotizantes.

O Aeroporto Internacional Ninoy Aquino de Manila, situado a sul da capital, anunciou às 18h27 locais (10h27 em Lisboa) a suspensão de todos os voos, tanto chegadas como partidas, devido à erupção do vulcão, de cuja cratera sai uma enorme coluna de fumo e cinza.

A Cruz Vermelha das Filipinas já se deslocou para a zona para ajudar com os trabalhos de evacuação das cidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório