Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA acreditam que Irão disparou míssil por engano contra avião

Trump rejeita a possibilidade de uma falha mecânica no aparelho e afirma que "alguém pode ter cometido um erro no outro lado".

EUA acreditam que Irão disparou míssil por engano contra avião
Notícias ao Minuto

17:19 - 09/01/20 por Fábio Nunes

Mundo Queda de avião

Os Estados Unidos acreditam cada vez mais que o Irão abateu por engano o Boeing 737 da Ukraine International Airline que sobrevoava Teerão, avança a CNN. Esta teoria dos Estados Unidos baseia-se na análise contínua de dados de satélite e radar reunidos pelas forças militares e de inteligência norte-americanas. Os dados de satélite terão detetado o lançamento de dois mísseis pouco antes da queda da aeronave. 

Pouco depois de ter começado a circular esta informação, Donald Trump foi questionado sobre a queda do avião durante um evento na Casa Branca e disse ter suspeitas sobre o que aconteceu, afastando a ideia de que o aparelho teria caído devido a uma falha mecânica.

"Alguém pode ter cometido um erro no outro lado... não foi o nosso sistema. Não tem nada a ver connosco", salientou Donald Trump. 

Quando os jornalistas lhe perguntaram se o avião teria sido abatido pelo Irão de forma acidental, o presidente norte-americano respondeu que "isso é com eles". "A dada altura eles vão entregar as caixas negras. Num cenário ideal entregam à Boeing", referiu Trump, acrescentando que se forem entregues a França ou "um outro país" isso também é bom. 

O avião da Ukraine International Airline caiu poucos minutos depois de ter descolado do aeroporto de Teerão, a capital iraniana. As 176 pessoas que seguiam a bordo morreram. 

[Notícia atualizada às 17h46]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório