Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo argentino decide aumentar salários do setor privado

O ministro do Trabalho da Argentina, Claudio Moroni, anunciou na sexta-feira o aumento dos salários do setor privado em quatro mil pesos (63 dólares), a realizar em duas fases: três mil pesos este mês e mil em fevereiro.

Governo argentino decide aumentar salários do setor privado
Notícias ao Minuto

06:08 - 04/01/20 por Lusa

Mundo Argentina

A decisão, que ocorre em plena recessão que abala o país desde 2018, corresponde a um "aumento fixo remuneratório", pelo que vão ser realizados descontos relativos a impostos e feitas contribuições para a segurança social, que vão ser absorvidos pelos aumentos que venham a ser consagrados em futuras negociações salariais coletivas.

"Nos casos em que tenham havido aumentos previstos nas paritárias (negociações coletivas) de 2019 -- ainda não se encerraram as negociações relativas a esse ano --, os aumentos sobrepõem-se", garantiu Moroni, que detalhou que se a comissão paritária não negociar um valor maior, continuará a aplicar-se este convénio.

A quantia é "fixa para todas as escalas e categorias" do setor privado, ao passo que para os empregados públicos vai ser anunciada "uma medida com alcance similar nos primeiros dias da próxima semana", acrescentou.

O ministro afirmou que "a soma que vai ser incorporada na massa salarial total é de cerca de 20 mil milhões de pesos."

Com esta medida pretende-se "a recuperação dos salários dos setores mais vulneráveis", com Moroni a quantificar em 1,3 milhões os trabalhadores que vão recuperar o poder de compra perdido em 2019, ano em que a inflação estimada foi de 55%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório