Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Japão executa chinês que matou quatro pessoas em 2003

Um preso condenado à morte no Japão em 2011 por quatro homicídios foi enforcado hoje, informaram fontes oficiais.

Japão executa chinês que matou quatro pessoas em 2003
Notícias ao Minuto

06:41 - 26/12/19 por Lusa

Mundo Japão

Wei Wei, de 40 anos, de nacionalidade chinesa, foi condenado à pena de morte em 10 de novembro de 2011 pelos homicídios cometidos em junho de 2003 na cidade de Fukuoka, no sudoeste do país.

As quatro vítimas, todas membros de uma família, duas delas crianças, foram largadas nas águas de uma baía e ali morreram.

A aplicação da pena de morte foi ordenada na segunda-feira pelo ministro da Justiça, Masako Mori, e foi realizada hoje na cidade de Fukuoka. Wei é a primeira pessoa a ser executada desde 02 de agosto.

Com este caso, sobe para 39 o número de detidos executados durante o Governo de Shinzo Abe, que está no poder ininterruptamente desde 2012, tendo ainda liderado o Executivo nipónico entre 2006 e 2007.

Esta é a primeira execução desde que Mori foi nomeado ministro da Justiça em 31 de outubro.

Numa conferência de imprensa, Mori descreveu o caso como "extremamente feroz e cruel", até porque duas das vítimas eram menores, de 11 anos e de 8 anos, ambos filhos do casal assassinado.

"A sentença de pena de morte foi bem estudada no julgamento", acrescentou.

O Japão, que juntamente com os Estados Unidos é o único país industrializado e democrático que ainda aplica a pena de morte, executa os condenados no maior dos segredos, geralmente sem aviso prévio aos presos, e sem testemunhas.

Atualmente existem 112 presos no Japão que aguardam a pena de morte ser aplicada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório