Seca matou quase 73 cabeças de gado em província angolana em oito meses

Perto de 73 mil cabeças de gado bovino morreram, entre os meses de Abril e dezembro de 2019, na província angolana do Cunene, por carência de água e pastos, devido a seca que assola a região.

Angola pede apoio à CPLP para combater seca no sul do país

© Lusa

Lusa
24/12/2019 17:00 ‧ 24/12/2019 por Lusa

Mundo

Seca

 

Segundo o chefe dos serviços de Veterinária da província do Cunene, Estêvão Camalanga, em declarações hoje à agência Angop, parte das 72.473 cabeças de gado morreu igualmente por debilitação e doenças oportunistas.

Com as chuvas que já se abatem no Cunene, sul de Angola, desde novembro, explicou o responsável, alguns pastores e respetivos rebanhos que estavam nos corredores de deslocamento sazonal estão já a regressar às zonas de origem.

Os serviços Veterinários da província, adiantou, por escassez de doses de vacinas apenas imunizou nas zonas de transumância apenas 104.388 animais contra carbúnculo hamático, dermatite nodular e peripneumonia.

As províncias angolanas do Cunene, Huíla, Cuando-Cubango e Namibe são afectadas pela seca desde finais de 2018, situação que levou o Presidente angolano, João Lourenço, a visitar em maio passado a região.

Na segunda-feira, durante a sua mensagem de ano novo, João Lourenço recordou com palavras de conforto as vítimas da seca severa no sul do país, ocasião em que agradeceu a onda de solidariedade que contribuiu para "minimizar o sofrimento" dos afetados.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas