Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Opositor nicaraguense Centeno Hernández libertado após detenção

O opositor nicaraguense José Evert Centeno Hernández, acusado da posse ilegal de armas de fogo, foi libertado hoje, após ter sido detido em outubro, informou a advogada.

Opositor nicaraguense Centeno Hernández libertado após detenção
Notícias ao Minuto

23:50 - 14/12/19 por Lusa

Mundo Nicarágua

Com Centeno Hernández foram liberados outros oito presos, mas a advogada Yonarqui Martínez, defensora de dezenas de prisioneiros considerados políticos, e que confirmou a notícia, disse desconhecer se os outros presos eram comuns ou também políticos.

Assegurou que o seu constituinte estava preso por protestar contra o Governo, ao qual preside o sandinista Daniel Ortega, apesar de as autoridades o acusarem por porte ilegal de armas de fogo.

A libertação deste opositor, divulgada nas redes sociais e que não foi confirmada pelo Governo, surge três dias depois de o general retirado Humberto Ortega, irmão mais novo do presidente, lhe ter pedido para libertar pelo menos 168 opositores que se encontravam detidos no contexto da crise que o país vive há cerca de 20 meses.

Humberto Ortega, que foi um dos nove "comandantes" da revolução sandinista que tomou o poder com recurso às armas em julho de 1979, derrotando o então presidente e ditador Anastasio Somoza Debayle, assinalou que o seu irmão "tem oportunidade para um gesto profundamente humanista, agilizando os trâmites para a libertação dos detidos".

As manifestações contra Ortega e a sua mulher, a vice-presidenta Rosario Murillo, começaram a 18 de abril após o fracasso das reformas da segurança social e converteram-se numa exigência de renúncia do presidente, há 12 anos consecutivos no poder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório