Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

RCA. LÍderes de milícias vão ser julgados por crimes de guerra

Os juízes do Tribunal Penal Internacional ordenaram hoje que dois antigos chefes de milícias armadas na República Centro-Africana (RCA) serão presentes a julgamento, acusados de crimes de guerra e contra a humanidade.

RCA. LÍderes de milícias vão ser julgados por crimes de guerra
Notícias ao Minuto

19:31 - 11/12/19 por Lusa

Mundo RCA

O antigo presidente da Federação Centro-africana de Futebol, Patrice-Edouard Ngaïssona, e o deputado Alfred Yekatom são acusados de envolvimento em crimes de guerra e crimes contra a humanidade, incluindo homicídio, perseguição, tortura e recurso a crianças-soldado enquanto eram líderes de milícias anti-Balaka.

Os dois homens não se declararam inocentes.

Os juízes Tribunal Penal Internacional (TPI) analisaram as acusações dos procuradores e as provas apresentadas, tendo rejeitado algumas destas por não serem suficientes.

Numa audição realizada em setembro, em Haia, Holanda, o procurador Kweku Vanderpuye afirmou que os crimes aconteceram após "atrocidades" por forças muçulmanas conhecidas por Séléka, cujos movimentos obrigaram, em 2013, o então Presidente, François Bozizé, a abandonar o país.

Na ocasião, o procurador alegou que Ngaïssona influenciou grupos anti-Balaka e que Yekatom atuou como líder militar - chegando a apelidar-se de "coronel Rambo" - e que comandou milhares de militantes alocados de grupos locais de autodefesa.

O presidente da Federação Centro-africana de Futebol foi detido em 2018, em Paris, após a emissão de um mandado de detenção pelo TPI, e enfrenta 111 acusações, ao passo que Yekatom, que se apresentou ao tribunal no ano passado, enfrenta 21 acusações.

A data do início do julgamento ainda não está marcada, sendo que os advogados de defesa dos dois arguidos podem ainda apresentar um recurso face à possibilidade de estes serem presentes a tribunal.

A diretora associada do Programa para a Justiça Internacional da organização Human Right's Watch, Elise Keppler, considerou que o anúncio feito pelo TPI é "um importante passo em frente para as vítimas dos crimes cometidos pelas forças anti-Balaka".

Ainda assim, Keppler sublinhou que a decisão "destaca a falta de acusações pelo TPI contra quaisquer forças Seleka, que também são responsáveis pelas atrocidades cometidas" na RCA.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

O Governo centro-africano controla um quinto do território. O resto é dividido por mais de 15 milícias que procuram obter dinheiro através de raptos, extorsão, bloqueio de vias de comunicação, recursos minerais (diamantes e ouro, entre outros), roubo de gado e abate de elefantes para venda de marfim.

Um acordo de paz foi assinado em Cartum, capital do Sudão, no início de fevereiro pelo Governo e por 14 grupos armados, e um mês mais tarde as partes entenderam-se sobre um governo inclusivo, no âmbito do processo de paz.

Portugal está presente na RCA desde o início de 2017, no quadro da MINUSCA, missão das Nações Unidas, com a 6.ª Força Nacional Destacada (FND) e militares na Missão Europeia de Treino Militar-República Centro-Africana, cujo 2.º comandante é o coronel António Grilo.

A 6.ª FND, que tem a função de Força de Reação Rápida, integra 180 militares, na sua maioria Paraquedistas, pertencendo 177 ao Exército e três à Força Aérea.

Na RCA estão também 14 elementos da Polícia de Segurança Pública.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório