Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

EUA impõem sanções a oficiais do Sudão envolvidos na morte de ativistas

Os Estados Unidos anunciaram hoje que impuseram sanções a cinco oficiais do Sudão do Sul que responsabilizam do rapto e possível assassinato de dois ativistas dos direitos humanos.

EUA impõem sanções a oficiais do Sudão envolvidos na morte de ativistas
Notícias ao Minuto

21:26 - 10/12/19 por Lusa

Mundo EUA

Através de uma declaração, o Tesouro norte-americano afirmou que o Governo do Sudão do Sul tem usado repetidamente "execuções extrajudiciais como forma de silenciar os dissidentes, limitar a liberdade de expressão e de imprensa e impor o 'status quo' político".

O membro da oposição Aggrey Idri e o advogado dos direitos humanos Dong Samuel foram sequestrados em Nairobi, no Quénia, em janeiro de 2017 por elementos dos serviços de segurança do Sudão do Sul e foram ilegalmente transportados para a capital do Sudão do Sul, Juba, segundo os Estados Unidos.

Os dois foram mantidos na principal prisão do Serviço de Segurança Nacional antes de serem transferidos para outro centro de detenção de segurança nacional, onde foram supostamente mortos mediante ordens do Governo do Sudão do Sul, prossegue a declaração dos Estados Unidos.

Um painel de especialistas das Nações Unidas emitiu um relatório em abril, que concluiu que é "altamente provável" que os dois homens tenham sido executados por agentes do Escritório de Segurança Interna, a 30 de janeiro de 2017, sob ordens do comandante do serviço de treinamento e detenção do Serviço de Segurança Nacional.

O Sudão do Sul negou qualquer conhecimento do que aconteceu com os dois homens e não mostra qualquer intenção de responsabilizar alguém pelo sequestro ou possível assassinato, de acordo com a declaração dos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório