Abatido drone perto do aeroporto de Erbil no Curdistão iraquiano

Um drone foi abatido esta noite perto do aeroporto de Erbil, que alberga tropas da coligação liderada pelos EUA que combatem jihadistas na região autónoma do Curdistão iraquiano, revelaram forças de segurança curdas.

Aeroporto Internacional de Erbil

© Getty Images

Lusa
04/07/2025 06:37 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Curdistão

s 21h58 (19h58 em Lisboa), um drone carregado com explosivos foi abatido perto do Aeroporto Internacional de Erbil sem causar vítimas ou danos", referiram os serviços antiterrorismo do Curdistão.

 

O aeroporto de Erbil, que inclui uma base militar da coligação internacional antijihadista, tem sido alvo frequente de ataques com 'rockets' e drones nos últimos anos.

Dana Tofeek, diretor interino do aeroporto, destacou à agência France-Presse (AFP) que o aeroporto estava seguro, acrescentando que "apenas um voo sofreu um pequeno atraso devido às medidas de segurança".

Ninguém assumiu a responsabilidade pelo drone. Em menos de duas semanas, foram reportados ataques com drones e rockets em várias partes do Iraque.

Hoje de manhã, um drone carregado de explosivos despenhou-se perto do aeroporto de Kirkuk, que foi atingido por dois 'rockets' na segunda-feira, informou um alto funcionário da segurança à AFP.

O aeroporto de Kirkuk alberga unidades do Exército iraquiano, da polícia federal e da Hashd al-Shaabi, uma coligação de antigas forças paramilitares pró-iranianas agora integradas nas forças armadas regulares.

Já na terça-feira de manhã, as defesas aéreas iraquianas intercetaram pelo menos um drone perto da importante refinaria de Baiji, na província de Salaheddin.

Na semana passada, horas antes de um cessar-fogo ter posto fim à guerra de 12 dias entre o Irão e Israel, drones não identificados atingiram os sistemas de radar de duas bases militares em Bagdade e no sul do Iraque.

O Iraque tem sido, desde há muito tempo, um campo de batalha para ataques de drones e 'rockets' e tem-se revelado um terreno fértil para guerras por procuração.

O país só recentemente recuperou uma aparência de estabilidade após décadas de conflitos e perturbações devastadoras.

Leia Também: PKK confirma desarmamento em cerimónia no norte do Iraque

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas