Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Bolsonaro chamou-lhe "pirralha" e Greta mudou a descrição do Twitter

As declarações do presidente brasileiro surgiram após a jovem ativista ter alertado para as lutas dos povos indígenas e mostrado preocupação com o assassinato de líderes nativos.

Bolsonaro chamou-lhe "pirralha" e Greta mudou a descrição do Twitter
Notícias ao Minuto

21:08 - 10/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Greta Thunberg

A ativista sueca Greta Thunberg alterou a descrição da sua conta de Twitter para "pirralha", na manhã desta terça-feira, após Jair Bolsonaro a ter apelidado como tal. As declarações do presidente brasileiro surgiram após a ativista ter alertado para as lutas dos povos indígenas e mostrado preocupação com o assassinato de líderes nativos.

Bolsonaro foi questionado pelos jornalistas sobre as mortes de dois indígenas da etnia Guajajara, num atentado que ocorreu no sábado no Maranhão e respondeu.

"A Greta já disse que os índios morreram porque estavam a defender a Amazónia. É impressionante a imprensa dar espaço a uma pirralha dessa aí, pirralha", atirou.

Na manhã de sábado, dois membros da tribo Guajajara foram mortos a tiro e outros dois ficaram feridos numa estrada que corta uma reserva, no estado brasileiro do Maranhão.

Notícias ao Minuto© Reprodução

Esta não é a primeira vez que a jovem sueca se apropria das críticas que lhe são feitas. Em setembro, o presidente norte-americano, Donald Trump, ironizou o discurso em lágrimas da adolescente feito na ONU e disse: "Parece uma jovem muito feliz que está perante um futuro brilhante e espetacular" e Greta respondeu na mesma moeda.

Os seus comentários sobre a morte de indígenas ocorreram no momento em que decorre, em Madrid, a 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, onde as políticas ambientais do Brasil têm sido alvo de críticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório