Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

São já 50 as crianças mortas em surto de sarampo na Samoa

O governo de Samoa baniu crianças de ajuntamentos públicos e deu ordem para que as 200 mil pessoas da ilha sejam vacinadas.

São já 50 as crianças mortas em surto de sarampo na Samoa
Notícias ao Minuto

07:58 - 02/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Surto

O governo samoano deu conta esta segunda-feira de que mais cinco crianças morreram na sequência de um surto de sarampo durante o fim de semana, o que fez com que o balanço de vítimas mortais da epidemia suba para mais de 50. As autoridades estão numa corrida contra o tempo a vacinar toda a população.

Samoa declarou estado de emergência nacional no mês passado e obrigou todas as 200 mil pessoas a viver na ilha do Pacífico Sul a serem vacinadas. O governo fechou todas as escolas e proibiu as crianças de  se concentrarem em ajuntamentos públicos.

No total, até agora, morreram 53 pessoas desde o início do mês de outubro, dá conta a Associated Press, incluindo um adulto e dois adolescentes. A maior parte dos óbitos pertence a bebés e crianças pequenas, incluindo 23 crianças com menos de 1 ano e 25 crianças com idades entre 1 e 4 anos.

Mais de mil pessoas foram admitidas em hospitais desde que o surto começou e cerca de 180 continuam hospitalizadas, refere o governo. Entre os hospitalizados, 19 são crianças em estado considerado crítico.

Segundo as autoridades de saúde o vírus ter-se-á espalhado inicialmente devido a um viajante vindo da Nova Zelândia. A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, garantiu esta segunda-feira que o seu país está a fazer tudo o que pode para ajudar a combater a epidemia, incluindo mandar mais de 50 profissionais de saúde e milhares de vacinas para Samoa. Outros países, incluindo o Reino Unido, também têm enviado equipas e mantimentos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde e a Unicef menos de 30% das crianças samoanas foram imunizadas o ano passado. A taxa reduzida deve-se a um erro médico que matou dois bebés após terem recebido a vacina mal misturada e que criou atrasos e desconfiança no programa de vacinação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório